X dicas de iluminação para casa de madeira

X dicas de iluminação para casa de madeira

18 de agosto de 2022 Off Por Renato Farias Ferreira

Analise o ambiente de forma particular

 

Você consegue alcançar resultados de uma iluminação mais intimista ou mais funcional de acordo com a finalidade do cômodo em questão. Para isso precisa analisar o ambiente de forma particular. Ainda que seja a maioria da textura em madeira, não te livra da tarefa de perceber as necessidades individuais da composição.

Por exemplo, um espaço onde não há muita circulação, com local de leitura, escritório, e descanso, pode ter uma iluminação mais direcionada. Isso traz o efeito mais intimista, que combina com o local. Por outro lado, uma iluminação mais aberta dará certo com uma sala de estar, que estará em constante movimentação.

 

Escolha a temperatura da cor que mais está adequada para casa de madeira

 

A temperatura da cor, se ela é mais quente ou mais fria, faz toda a diferença no resultado final. As casas de madeira possuem por si só um efeito mais aconchegante, sendo uma sensação causada de forma geral pelo material. Assim, a indicação maior é pelas luzes mais quentes.

Elas reforçam essa sensação e combinam muito mais com elementos naturais como a madeira ou texturas que imitem esse material. Segundo a norma brasileira, luzes abaixo de 3300 K estão nessa classificação de tons quentes. É o padrão quando profissionais desejam causar os efeitos de tranquilidade, conforto e intimidade.

 

Saiba onde iluminar de baixo para cima

 

Agora, falando sobre alguns recursos de decoração, vamos pensar em elementos verticais em madeira, como é o caso de painéis, por exemplo. Nesses casos a iluminação de baixo para cima é muito mais interessante, porque direciona o olhar das pessoas para esses elementos de decoração.

Você consegue valorizar o ambiente, normalmente com luminárias que são embutidas no piso. A sensação que a luz causa é de crescimento, porque ao visualizar nós temos uma tendência de acompanhar o feixe de luz de cima até o seu fim.

 

Conheça os locais em que a luz de cima para baixo é mais indicada

 

Os recursos de iluminação também podem ser instalados na laje ou no forro, para causar efeitos específicos que você queira. É o caso da valorização de elementos como painéis, além de dimensões maiores, como armários de cozinha, por exemplo.

O segredo é colocar feixes de luz seguidos para causar o efeito de destaque ou apenas um para ressaltar um elemento decorativo. O último caso pode ser uma mesa de jantar, por exemplo, em um espaço onde você queira mais tranquilidade e conforto para o momento da refeição.

 

Evite distorções nas cores dos objetos

 

Quando escolhemos a iluminação precisamos avaliar um fator chamado de Índice de Reprodução de Cores, ou IRC. Ele diz respeito ao quão fiel as cores dos objetos permanecem quando a luz incide sobre eles. Quanto maior esse índice, melhor, porque quer dizer que as cores permanecem fiéis quando recebem o feixe de luz.

Imagine escolher belíssimos tons de madeira para a sua casa e ter no resultado da iluminação cores nada fiéis ao que desejou. Pois bem, conseguimos evitar essas distorções quando conhecemos esses detalhes em torno da iluminação. Afinal, queremos valorizar o que já existe, não mudar o que estamos vendo.

 

Visualize o conjunto

 

Ao decorarmos um ambiente, chegamos à etapa da iluminação como a cereja do bolo, aperfeiçoando e destacando o que vemos. Pois bem, o interessante é que os dois olhares importam, aquele de ver de forma específica e o de entender a composição como um todo.

Assim, é importante destacar os elementos, como mencionamos antes, como também visualizar o conjunto para avaliar a qualidade da iluminação. A atmosfera que você deseja depende desse trabalho, de um olhar minucioso sobre os efeitos de cada luminária instalada e seus objetivos.

 

Selecione modelos de luminárias que condizem com o clima

 

Falamos muito sobre o clima causado pela madeira, que gera um ambiente acolhedor. Pois bem, vamos finalizar a nossa lista de dicas falando sobre os modelos de luminária. Você pode acertar na temperatura, no direcionamento da luz, mas escolher um modelo que ficará em contraste com o ambiente.

Sabemos que outra característica em casas de madeira é o teor mais rústico, portanto, precisamos manter essa linha de decoração para os efeitos desejados. A exemplo de arandelas, lanternas penduradas, entre muitos outros, trazem reforço para as sensações de tranquilidade da madeira e para a estética mais rústica.

As dicas de iluminação para casa de madeira são para que você entenda a importância da luz em um ambiente. Isso porque a decoração tem a intenção de trazer à tona a personalidade do ambiente e a sua funcionalidade. Uma luminária pode enriquecer um quadro belíssimo.

Também é capaz de tornar a recepção de amigos ainda mais calorosa pelo clima que causa. Um simples objeto como uma luminária tem a capacidade de produzir todos esses efeitos. Se associada corretamente com a madeira, é capaz de criar ambientes maravilhosos.

Então, aproveite todas as dicas que trouxemos aqui para que você tenha um ótimo planejamento da iluminação. Dedique tempo e recursos para esse fator, porque como vimos, é muito mais importante do que parece. A luz pode trazer vida para elementos e para o ambiente de forma geral, basta saber alguns truques sobre o assunto.

Se você valoriza as sensações que a madeira pode causar, venha conhecer as nossas casas pré-fabricadas e se apaixone!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A casa de madeira com sacada, um convite ao relaxamento sereno.

Ideias para decorar sua sacada

A sacada é um espaço valioso em qualquer residência, seja em um apartamento ou casa. É um local onde você pode desfrutar da brisa fresca, apreciar a vista e relaxar ao ar livre. Entretanto, muitas vezes negligenciamos esse espaço e acabamos deixando-o sem graça ou subutilizado.

Leia mais »
Melhores opções de chalés de madeira para a família

Melhores opções de chalés de madeira para a família

Com a vida corrida no dia a dia, encontrar um espaço de calmaria é fundamental e muito importante. Dessa forma, para quem está buscando opções mais calmas de passeio, a fim de relaxar, os chalés de madeira para a família pode ser uma bela opção de viagem.

Por mais que sejam mais pensados para passeios em casais, esses locais também são ótimos para viagens com mais pessoas. Além disso, é uma boa solução para quem curte viagens em serras, onde esses locais geralmente estão localizados.

No entanto, escolher boas opções de chalés de madeira para a família pode não ser uma tarefa muito fácil. Afinal, por se tratar de mais pessoas na viagem, alguns cuidados são necessários.

Leia mais »
Saiba como usar a orientação solar no projeto da casa pré-fabricada

Saiba como usar a orientação solar no projeto da casa pré-fabricada

A orientação solar pode ser definida como o posicionamento do sol em relação a uma construção arquitetônica. Embora muitas pessoas desconheçam a sua importância para os projetos desta natureza, a luz do sol traz benefícios ligados ao conforto do imóvel e também à saúde mental.

Desse modo, as técnicas solares devem ser consideradas ainda na fase de elaboração do projeto arquitetônico, de modo que seja possível aproveitar a luz natural da melhor forma possível.

Ao longo do artigo serão explicados em detalhes pontos como a importância da orientação solar e os benefícios que ela pode trazer. Caso você esteja interessado em saber mais sobre isso, continue a leitura.

Leia mais »