X dicas de iluminação para casa de madeira

X dicas de iluminação para casa de madeira

18 de agosto de 2022 Off Por Marilana Paola Souza

Analise o ambiente de forma particular

 

Você consegue alcançar resultados de uma iluminação mais intimista ou mais funcional de acordo com a finalidade do cômodo em questão. Para isso precisa analisar o ambiente de forma particular. Ainda que seja a maioria da textura em madeira, não te livra da tarefa de perceber as necessidades individuais da composição.

Por exemplo, um espaço onde não há muita circulação, com local de leitura, escritório, e descanso, pode ter uma iluminação mais direcionada. Isso traz o efeito mais intimista, que combina com o local. Por outro lado, uma iluminação mais aberta dará certo com uma sala de estar, que estará em constante movimentação.

 

Escolha a temperatura da cor que mais está adequada para casa de madeira

 

A temperatura da cor, se ela é mais quente ou mais fria, faz toda a diferença no resultado final. As casas de madeira possuem por si só um efeito mais aconchegante, sendo uma sensação causada de forma geral pelo material. Assim, a indicação maior é pelas luzes mais quentes.

Elas reforçam essa sensação e combinam muito mais com elementos naturais como a madeira ou texturas que imitem esse material. Segundo a norma brasileira, luzes abaixo de 3300 K estão nessa classificação de tons quentes. É o padrão quando profissionais desejam causar os efeitos de tranquilidade, conforto e intimidade.

 

Saiba onde iluminar de baixo para cima

 

Agora, falando sobre alguns recursos de decoração, vamos pensar em elementos verticais em madeira, como é o caso de painéis, por exemplo. Nesses casos a iluminação de baixo para cima é muito mais interessante, porque direciona o olhar das pessoas para esses elementos de decoração.

Você consegue valorizar o ambiente, normalmente com luminárias que são embutidas no piso. A sensação que a luz causa é de crescimento, porque ao visualizar nós temos uma tendência de acompanhar o feixe de luz de cima até o seu fim.

 

Conheça os locais em que a luz de cima para baixo é mais indicada

 

Os recursos de iluminação também podem ser instalados na laje ou no forro, para causar efeitos específicos que você queira. É o caso da valorização de elementos como painéis, além de dimensões maiores, como armários de cozinha, por exemplo.

O segredo é colocar feixes de luz seguidos para causar o efeito de destaque ou apenas um para ressaltar um elemento decorativo. O último caso pode ser uma mesa de jantar, por exemplo, em um espaço onde você queira mais tranquilidade e conforto para o momento da refeição.

 

Evite distorções nas cores dos objetos

 

Quando escolhemos a iluminação precisamos avaliar um fator chamado de Índice de Reprodução de Cores, ou IRC. Ele diz respeito ao quão fiel as cores dos objetos permanecem quando a luz incide sobre eles. Quanto maior esse índice, melhor, porque quer dizer que as cores permanecem fiéis quando recebem o feixe de luz.

Imagine escolher belíssimos tons de madeira para a sua casa e ter no resultado da iluminação cores nada fiéis ao que desejou. Pois bem, conseguimos evitar essas distorções quando conhecemos esses detalhes em torno da iluminação. Afinal, queremos valorizar o que já existe, não mudar o que estamos vendo.

 

Visualize o conjunto

 

Ao decorarmos um ambiente, chegamos à etapa da iluminação como a cereja do bolo, aperfeiçoando e destacando o que vemos. Pois bem, o interessante é que os dois olhares importam, aquele de ver de forma específica e o de entender a composição como um todo.

Assim, é importante destacar os elementos, como mencionamos antes, como também visualizar o conjunto para avaliar a qualidade da iluminação. A atmosfera que você deseja depende desse trabalho, de um olhar minucioso sobre os efeitos de cada luminária instalada e seus objetivos.

 

Selecione modelos de luminárias que condizem com o clima

 

Falamos muito sobre o clima causado pela madeira, que gera um ambiente acolhedor. Pois bem, vamos finalizar a nossa lista de dicas falando sobre os modelos de luminária. Você pode acertar na temperatura, no direcionamento da luz, mas escolher um modelo que ficará em contraste com o ambiente.

Sabemos que outra característica em casas de madeira é o teor mais rústico, portanto, precisamos manter essa linha de decoração para os efeitos desejados. A exemplo de arandelas, lanternas penduradas, entre muitos outros, trazem reforço para as sensações de tranquilidade da madeira e para a estética mais rústica.

As dicas de iluminação para casa de madeira são para que você entenda a importância da luz em um ambiente. Isso porque a decoração tem a intenção de trazer à tona a personalidade do ambiente e a sua funcionalidade. Uma luminária pode enriquecer um quadro belíssimo.

Também é capaz de tornar a recepção de amigos ainda mais calorosa pelo clima que causa. Um simples objeto como uma luminária tem a capacidade de produzir todos esses efeitos. Se associada corretamente com a madeira, é capaz de criar ambientes maravilhosos.

Então, aproveite todas as dicas que trouxemos aqui para que você tenha um ótimo planejamento da iluminação. Dedique tempo e recursos para esse fator, porque como vimos, é muito mais importante do que parece. A luz pode trazer vida para elementos e para o ambiente de forma geral, basta saber alguns truques sobre o assunto.

Se você valoriza as sensações que a madeira pode causar, venha conhecer as nossas casas pré-fabricadas e se apaixone!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Casas pré-fabricadas, a inovação que transforma sonhos em realidade habitável.

Tipos de fundações utilizados em casas pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas têm ganhado cada vez mais popularidade devido à sua construção eficiente e rápida. Uma parte fundamental desse processo é a escolha adequada do tipo de fundação para garantir a estabilidade e a durabilidade da estrutura.

Neste artigo, discutiremos os principais tipos de fundações utilizados em casas pré-fabricadas, abordando suas características, vantagens e desvantagens.

Leia mais »
Os mini chalés, um mundo de encanto em dimensões reduzidas.

Mini Chalés Modernos: Conforto em pequenos espaços

Os mini chalés modernos são a personificação do conforto e da elegância em espaços compactos. Essas pequenas casas oferecem uma alternativa encantadora para quem procura simplificar sua vida, reduzir sua pegada ecológica e viver de forma mais consciente.

Leia mais »
X mitos sobre casas pré-fabricadas

X mitos sobre casas pré-fabricadas 

As casas pré-fabricadas têm ganhado popularidade como uma alternativa moderna e acessível à construção tradicional. No entanto, ainda existem muitos equívocos e mitos em torno desse tipo de construção. Neste artigo, vamos desvendar 6 mitos comuns sobre casas pré-fabricadas, abordando as opções de casas container, casas de placa de concreto e casas de madeira.

Leia mais »
Container dobrável, a revolução arquitetônica que expande possibilidades com versatilidade.

As vantagens dos containers dobráveis para o mercado civil 

O mercado civil está constantemente em busca de soluções eficientes e inovadoras que otimizem os processos de construção, os containers dobráveis têm se destacado como uma alternativa promissora, trazendo uma série de vantagens que podem impulsionar os projetos de construção.

Leia mais »