Nos últimos tempos, o container evoluiu de seu status de ferramenta de transporte de carga e ganhou novos usos e significados. E uma das novas e mais proeminentes funções dos containers na atualidade é como modelo de construção.
Este equipamento ganhou status arquitetônico, conquistando espaço nas cidades sob a forma de lanchonetes, escritórios e até mesmo se tornando o lar de muitas pessoas. E se você gosta da ideia e está pensando em comprar um container pra chamar de seu, este artigo é pra você.
Continue a leitura e saiba o que levar em consideração antes de investir em uma casa container!
Prático, moderno e sustentável
O container quando utilizado como um tipo de edificação está bem alinhado com as novas necessidades do mundo moderno. Em primeiro lugar, por ser muito prático e reduzir consideravelmente o tempo investido nas obras.
Depois, porque ele é adequado a uma visão sustentável do meio ambiente. Por ser muito robusto e apresentar uma durabilidade sem igual, o container pode ser reutilizado inúmeras vezes, o que ajuda a reduzir o impacto no meio ambiente.
Ainda na linha ecológica, a fabricação de um container consome muito menos recursos do que a produção de todos os materiais necessários para levantar uma casa de alvenaria, como cimento, tijolos, vigas, etc. Assim, ele é uma opção muito sustentável.
Versatilidade
Muita gente acredita que o container seja uma alternativa de construção limitada, tanto do ponto de vista funcional, quanto do arquitetônico. Mas isso é um equívoco.
O container é uma opção muito versátil para se usar como casa, uma vez que podem ser combinadas diversas peças para ampliar o espaço e criar mais ambientes. Além disso, o container pode receber revestimentos diversos, bem como acabamentos variados em seu interior, além de fachadas em vidro, etc. Por isso, é muito versátil para a moradia, podendo ser montando com um projeto mais simples ou exclusivo e cheio de personalidade.
Custos de uma casa container
A casa container tende a ser significativamente mais barata do que uma construção comum. No entanto, é impossível especificar um valor exato, uma vez que há diversas variáveis na composição do custo final de um container para ser utilizado como moradia.
Por exemplo: tamanho, número de containers utilizados, acabamentos utilizados, valor do transporte (que varia conforme a extensão do deslocamento necessário para o local da obra), etc. No entanto, além de ser mais barato, há também outra vantagem associada aos custos de uma casa container: pela reduzida necessidade de materiais, torna-se mais fácil controlar o orçamento, evitando os imprevistos financeiros típicos das obras tradicionais.
Manutenção
O container é de fácil manutenção e garante excelente durabilidade. Por ter sido projetado para uso no transporte marinho, sua estrutura suporta bem as agressões ambientais mais severas, como a exposição ao sol, às chuvas, ao vento e à maresia.
Para mantê-lo em boas condições, basta aplicar uma rotina de limpeza e periodicamente utilizar revestimento anticorrosivo.
Está pronto para ingressar na arquitetura moderna e quer saber mais sobre o uso de containers como casa? Entre em contato conosco!