Saiba como usar a orientação solar no projeto da casa pré-fabricada

Saiba como usar a orientação solar no projeto da casa pré-fabricada

19 de agosto de 2022 Off Por Renato Farias Ferreira

Qual é a importância da orientação solar para um projeto arquitetônico?

 

Tanto os engenheiros quanto os arquitetos precisam levar em consideração o posicionamento da construção em relação ao sol na elaboração dos seus projetos. Deixar de lado este aspecto pode acabar gerando problemas futuros para o proprietário.

Isso acontece porque a luz solar tem influência direta em questões como o conforto e a iluminação do imóvel. Além disso, reflete diretamente na sustentabilidade e garante economia com contas de energia elétrica. Outro ponto que ela pode contribuir bastante é na duração das estruturas do prédio e dos móveis no seu interior.

Assim, é interessante destacar que, em geral, o lado norte dos terrenos recebe a maior incidência diária de raios solares. Logo, o posicionamento da construção deve privilegiar esta porção e ela precisa ser levada em conta no planejamento dos cômodos.

As janelas e os elementos de proteção, como os toldos e as marquises, também precisam seguir esta orientação solar. No caso de pessoas que desejam fazer a instalação de painéis solares, o mais indicado é que estes estejam posicionados no norte do terreno.

 

Qual é a posição ideal para os cômodos de uma construção segundo a orientação solar?

 

Seguindo a ideia de que a porção norte do terreno recebe maior incidência de sol, a orientação da construção deve posicionar idealmente varandas e quartos do lado leste do imóvel. Isso vai garantir que estes espaços recebam o sol da manhã, mas não fiquem muito quentes durante o período da tarde.

Nesse ponto, é interessante destacar uma exceção. A região Sul do Brasil não deve seguir esta orientação solar e precisa priorizar a localização de quartos e varandas do lado oeste, de modo que o calor do meio-dia possa ser devidamente aproveitado pelos moradores.

Quando se fala sobre os espaços de menor permanência da casa, como as áreas de serviço e as garagens, é interessante que estes se localizem no lado oeste. Este posicionamento deve ser seguido especialmente no caso das áreas de serviço, visto que a incidência do sol é fundamental para a secagem das roupas.

Sem dúvidas, a porção sul do terreno é a de maior complexidade em um projeto arquitetônico que leva em consideração a orientação solar. Isso acontece especialmente devido aos meses de inverno, visto que o sol vai se fazer completamente ausente.

Além disso, mesmo durante o verão, apenas as primeiras horas do dia contarão com a presença do sol. Em alguns casos, ele pode retornar ao final da tarde.

Logo, a região sul pode ser um bom espaço para uma cozinha, visto que devido à presença constante de calor neste cômodo, ele precisa receber menos luz solar do que os demais.

Entretanto, é muito importante destacar que um projeto elaborado com a orientação solar em mente não leva em consideração apenas o percurso do sol. Para conseguir um imóvel iluminado e caloroso, também deve-se observar os entornos do local, em especial questões como o posicionamento das árvores e dos prédios ao redor.

 

Como a orientação solar pode contribuir para a iluminação natural do imóvel?

 

Além de ajudar em questões de conforto térmico, a orientação solar também contribui para a iluminação natural do imóvel. Quando bem-posicionado, ele tem a sua necessidade de lâmpadas reduzidas e gera uma economia em termos de contas de energia elétrica.

Diante disso, ao pensar a respeito de um projeto arquitetônico, é preciso ter cuidado para decidir o posicionamento das janelas, claraboias e portas de vidro. Estas estruturas são responsáveis por permitir a entrada da luminosidade externa.

É interessante destacar que uma tendência arquitetônica que tem sido usada atualmente para facilitar essa questão são as fachadas de vidro temperado ou laminado. Também podem ser usados aqueles que têm resistência contra os raios UV, oferecendo proteção aos moradores da casa.

Vale mencionar ainda que a posição das portas e das janelas ajuda na questão do conforto térmico, tornando o ambiente mais refrigerado. Isso pode ser feito através da técnica da ventilação cruzada, aplicada com portas e janelas que se localizam em paredes adjacentes ou opostas.

Desse modo, torna-se possível conseguir um ambiente arejado e diminuir a necessidade de utilização de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado. Logo, tem-se também uma boa economia com relação à conta de energia.

 

Benefícios da orientação solar para o projeto arquitetônico

 

Diante dos aspectos observados, é possível pontuar que a orientação solar traz diversos benefícios para os projetos arquitetônicos, tornando-os mais iluminados e mais saudáveis para os moradores. Além disso, são benefícios para o meio ambiente e proporcionam economia para os moradores.

O uso da luz natural, bem como o conforto térmico proporcionado por um espaço pensado de acordo com estes critérios, faz com que seja preciso investir menos em lâmpadas e aparelhos para refrigerar o espaço, algo que por si só diminui as contas de energia elétrica.

É interessante destacar que a orientação solar já conquistou tanta importância no meio arquitetônico que acabou se tornando uma Certificação LEED. Este protocolo é internacional e serve para falar a respeito de questões de inovação, gestão ambiental e responsabilidade social.

Portanto, caso você esteja pensando em começar a construção do seu imóvel ou mesmo reorganizá-lo, procure contratar profissionais capacitados e que levem em consideração a orientação solar para conseguir aproveitar o espaço da melhor forma possível e conquistar todos os benefícios trazidos por esta técnica.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site para conhecer mais sobre os nossos serviços!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Kits de casas pré-fabricadas: saiba como escolher o ideal

Kits de casas pré-fabricadas: saiba como escolher o ideal

Está planejando a sua nova casa? Vamos ajudar você, mostrando as vantagens e como escolher a ideal entre os vários kits de casas pré-fabricadas.

Construir uma casa para muitos é sinônimo de obras intermináveis e custos que extrapolam o orçamento, para fugir disso as pessoas estão optando por investir em kits de casa pré-fabricadas.

Se você é uma destas pessoas, mas tem medo de não acertar na escolha do modelo de casa para atender suas necessidades, leia nosso artigo até o final, para tomar a melhor decisão.

Leia mais »
A casa de madeira, um lar que ecoa amor e paz.

A longevidade das casas de madeira: por que duram tanto tempo?

As casas de madeira têm uma longa história de uso na construção de habitações em todo o mundo. Embora muitas pessoas possam pensar que essas estruturas são menos duráveis do que as feitas de materiais mais modernos, a realidade é que as casas de madeira frequentemente resistem ao teste do tempo, permanecendo em excelente condição por várias décadas e até mesmo séculos. Neste texto, exploraremos as razões por trás da longevidade das casas de madeira e como a escolha do material, o tratamento adequado e o design inteligente desempenham papéis cruciais nessa durabilidade.

Leia mais »
Tiny House, o minimalismo que transforma espaços em lares acolhedores.

X motivos para investir em Tiny Houses

As Tiny Houses, ou casas minúsculas, estão ganhando cada vez mais popularidade como uma alternativa de moradia compacta, sustentável e acolhedora. Essas casas, que geralmente têm menos de 40 metros quadrados, oferecem uma série de benefícios que atraem pessoas em busca de um estilo de vida mais simples e consciente.

Neste artigo, vamos explorar 4 motivos pelos quais investir em Tiny Houses pode ser uma excelente escolha.

Leia mais »