x-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-uso-de-tijolos-ecologicos

X coisas que você precisa saber sobre o uso de tijolos ecológicos

2 de agosto de 2020 Off Por admin
Sem dúvida, vivemos em um tempo em que as preocupações com o meio ambiente têm crescido em todo mundo. A busca por materiais menos danosos à natureza tem se tornado comum no Brasil e em diversos países. Muitas vezes, a opção ecológica também pode ser bastante vantajosa do ponto de vista financeiro. Às vezes, é possível economizar dinheiro e tempo utilizando materiais elaborados a partir de resíduos reciclados e/ou por meio de processos menos prejudiciais do ponto de vista ambiental. A construção civil também tem usado bastante uma série de recursos dessa natureza. Dentre eles, podemos destacar os tijolos ecológicos, um material que vem caindo no gosto das pessoas e tem sido bastante utilizado em obras de diversos tipos. É cada vez mais comum encontrarmos casas de tijolo ecológico

Tijolos ecológicos: o que são e como são feitos?

Os tijolos ecológicos podem ser elaborados a partir de materiais e/ou resíduos da própria obra, além de serem bastante seguros e eficientes, eles ajudam a reduzir amplamente os custos e a tornar a construção sustentável, econômica e ágil. Os tijolos ecológicos também podem ser confeccionados na própria obra, por exemplo, por uma mescla de água, terra e cimento. É importante frisar que a quantidade de cimento utilizada é bem reduzida. Após essa mistura, há a formação de uma massa homogênea que é enformada e compactada. Após um processo de secagem, os tijolos ecológicos já estão prontos para o serviço. Também é fundamental lembrar que através desse processo não há nenhuma combustão, ou seja, a redução do dano ambiental é bastante significativa. Há tijolos ecológicos construídos a partir de resíduos diversos, principalmente resíduos provenientes da própria construção. Diversas soluções inovadoras têm sido adotadas na elaboração de tijolos ecológicos utilizando – por exemplo – materiais como pneus usados, plásticos descartados nos mares e oceanos e, até mesmo, garrafas de cerveja e refrigerante.

No fim das contas, os tijolos ecológicos representam economia e agilidade

Com a utilização dos tijolos ecológicos é possível reduzir significativamente os custos de parte da obra. Apesar de o valor unitário do tijolo ecológico ser maior que o do tijolo tradicional, a economia de material em uma obra que usa a opção ecológica é considerável, o que implica uma redução dos gastos. Também é possível – por meio dos tijolos ecológicos – economizar em outros materiais muito utilizados nas construções, como madeira e argamassa. Além das vantagens em relação aos custos, é imprescindível destacar um dos principais benefícios da utilização de tijolos ecológicos: a agilidade na obra. O processo de construção por meio dos tijolos ecológicos é muito mais simples, o que torna a obra muito mais rápida. Diversos tijolos ecológicos podem ser montados por meio de técnicas de encaixe e de uma forma bastante ágil.

Durabilidade e Resistência: vantagens decisivas dos tijolos ecológicos

Outro ponto importantíssimo que precisamos considerar ao lembrar das vantagens dos tijolos ecológicos é a durabilidade do material. Os tijolos tradicionais tem uma resistência, aproximadamente, seis vezes menor que a alternativa ecológico. Tal fato, representa uma grande diferença no quesito durabilidade. Acesse o nosso blog e leia outros textos.