construção sustentavel

Entenda o conceito de construção sustentável

24 de junho de 2020 Off Por admin
Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem crescido consideravelmente. Nesse sentido, a adoção de hábitos e modos de vida que causem menos impactos ambientais é a melhor forma de contribuir com preservação ambiental. É aí que entra a conceito de construção sustentável. Construção sustentável pode ser definida como uma maneira de construção de casas e edifícios, de forma a harmonizá-las com o meio ambiente, desde a sua produção até a pós-produção, causando o mínimo de impactos ambientais, por meio do uso de materiais e bens naturais, de forma equilibrada, reduzindo, ao máximo, a quantidade de resíduos gerados. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto.

No que consiste a construção sustentável?

De acordo com o Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, construção sustentável é “Um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana encorajem a equidade econômica”. Em outras palavras, pode-se afirmar que é o tipo de construção que usa, de forma consciente, os recursos naturais, trazendo consigo a sustentabilidade econômica e social. Estima-se, por exemplo, que a Construção Civil seja responsável por mais de 50% dos resíduos gerados, daí a importância da construção sustentável. Assim, para que uma construção seja considerada sustentável precisa apresentar características como:
  • Canteiro de obras sustentável;
  • Eficiência energética;
  • Uso de materiais e tecnologias de menor impacto ambiental, como tijolo ecológico e casas pré-fabricadas de madeira;
  • Gestão de resíduos;
  • Gestão e economia de água;
  • Aproveitamento de recursos naturais, como ventilação e iluminação;
  • Qualidade e durabilidade do processo construtivo.

Benefícios da construção sustentável

A prática da sustentabilidade na construção é um diferencial, tanto para as empresas que demonstram sua responsabilidade social e ambiental, quanto para os consumidores que a adotam como estilo de vida. Entre os principais benefícios da construção sustentável, tanto para quem constrói como para quem adquiri um imóvel desse tipo estão:
  • Valorização do imóvel;
  • Redução do desperdício;
  • Diminuição dos custos de investimento e operação;
  • Melhor aproveitamento dos recursos;
  • Oportunidades de negócios;
  • Contribuem para a preservação do meio ambiente.

Casas pré-fabricadas em madeira e tijolo ecológico como opções sustentáveis

Entre a variedade de opções de materiais que tornam um imóvel sustentável, pode-se destacar as casas pré-fabricadas em madeira e o uso de tijolo ecológico. Casas pré-fabricadas em madeira são uma excelente opção para quem deseja investir em uma construção sustentável, pois, além de usar produtos sustentáveis, proporciona conforto térmico e acústico. A madeira utilizada nesse tipo de construção é a maciça, considerada um material sustentável para a sua construção quando certificada pelos órgãos responsáveis. Isso porque é os materiais comumente utilizados em construções, como concreto e aço emitem grandes quantidades de gás carbônico, além de outros poluentes na atmosfera, enquanto a madeira retira o CO2 da atmosfera, por meio da fotossíntese e devolve o oxigênio à atmosfera reduzindo o efeito estufa. Uma outra opção é o uso dos tijolos ecológicos na construção, produzidos a partir de resíduos gerados pela construção, permitindo, dessa forma, o reaproveitamento desses materiais. Entre as principais vantagens da utilização desse material estão: – Economia de até 50%, com relação a alvenaria convencional; – Resistência; – Isolamento termoacústico; – Maior segurança; – Melhor acabamento; – Menor tempo de construção; – Redução em até 80% o uso de cimento; – Entre outros. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso blog e confira outros artigos.