Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem crescido consideravelmente. Nesse sentido, a adoção de hábitos e modos de vida que causem menos impactos ambientais é a melhor forma de contribuir com preservação ambiental. É aí que entra a conceito de construção sustentável.
Construção sustentável pode ser definida como uma maneira de construção de casas e edifícios, de forma a harmonizá-las com o meio ambiente, desde a sua produção até a pós-produção, causando o mínimo de impactos ambientais, por meio do uso de materiais e bens naturais, de forma equilibrada, reduzindo, ao máximo, a quantidade de resíduos gerados.
Vamos entender um pouco mais sobre o assunto.
No que consiste a construção sustentável?
De acordo com o Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, construção sustentável é “Um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana encorajem a equidade econômica”. Em outras palavras, pode-se afirmar que é o tipo de construção que usa, de forma consciente, os recursos naturais, trazendo consigo a sustentabilidade econômica e social. Estima-se, por exemplo, que a Construção Civil seja responsável por mais de 50% dos resíduos gerados, daí a importância da construção sustentável. Assim, para que uma construção seja considerada sustentável precisa apresentar características como:- Canteiro de obras sustentável;
- Eficiência energética;
- Uso de materiais e tecnologias de menor impacto ambiental, como tijolo ecológico e casas pré-fabricadas de madeira;
- Gestão de resíduos;
- Gestão e economia de água;
- Aproveitamento de recursos naturais, como ventilação e iluminação;
- Qualidade e durabilidade do processo construtivo.
Benefícios da construção sustentável
A prática da sustentabilidade na construção é um diferencial, tanto para as empresas que demonstram sua responsabilidade social e ambiental, quanto para os consumidores que a adotam como estilo de vida. Entre os principais benefícios da construção sustentável, tanto para quem constrói como para quem adquiri um imóvel desse tipo estão:- Valorização do imóvel;
- Redução do desperdício;
- Diminuição dos custos de investimento e operação;
- Melhor aproveitamento dos recursos;
- Oportunidades de negócios;
- Contribuem para a preservação do meio ambiente.
Casas pré-fabricadas em madeira e tijolo ecológico como opções sustentáveis
Entre a variedade de opções de materiais que tornam um imóvel sustentável, pode-se destacar as casas pré-fabricadas em madeira e o uso de tijolo ecológico. Casas pré-fabricadas em madeira são uma excelente opção para quem deseja investir em uma construção sustentável, pois, além de usar produtos sustentáveis, proporciona conforto térmico e acústico. A madeira utilizada nesse tipo de construção é a maciça, considerada um material sustentável para a sua construção quando certificada pelos órgãos responsáveis. Isso porque é os materiais comumente utilizados em construções, como concreto e aço emitem grandes quantidades de gás carbônico, além de outros poluentes na atmosfera, enquanto a madeira retira o CO2 da atmosfera, por meio da fotossíntese e devolve o oxigênio à atmosfera reduzindo o efeito estufa. Uma outra opção é o uso dos tijolos ecológicos na construção, produzidos a partir de resíduos gerados pela construção, permitindo, dessa forma, o reaproveitamento desses materiais. Entre as principais vantagens da utilização desse material estão: – Economia de até 50%, com relação a alvenaria convencional; – Resistência; – Isolamento termoacústico; – Maior segurança; – Melhor acabamento; – Menor tempo de construção; – Redução em até 80% o uso de cimento; – Entre outros. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso blog e confira outros artigos.Mitos e verdades sobre casas de madeira pré-fabricadas
O sonho da casa própria é o mais frequente quando falamos sobre a população brasileira. A maioria das pessoas deseja sair do aluguel para ter o seu próprio espaço, ou até mesmo quer começar a…
X tendências de decoração e arquitetura para 2022
Um ambiente agradável é indispensável em nossas casas, pois é lá que temos as melhores lembranças, aquele jantar especial, os primeiros passos de nossos filhos, então, nada mais justo que nossa moradia tenha nossa cara.
14 dicas para não ter dor de cabeça na construção de sua casa
As obras causam grandes dores de cabeça pela despesa que geram - e não estou falando apenas do preço dos materiais, pois a mão de obra também pode se tornar um pesadelo, com desperdício de…
Kit de casa pré-fabricada: conheça as opções
Os kits de casa pré-fabricadas são uma nova tecnologia na área da construção civil, porém ainda é pouco conhecida em nosso país, mas tem ganhado espaço com a necessidade cada dia mais urgente de produtividade.
Quanto custa construir uma casa?
No atual estado da economia construir uma casa por conta é um grande feito. Isto porque, durante a pandemia, um…
Decorando sua casa de madeira
Casas de madeira são uma das mais lindas obras já feitas, principalmente na nossa realidade, quando as coisas estão sempre…
A importância de investir em uma obra sem desperdícios
O desperdício na construção civil é altamente danoso não apenas para quem está construindo, mas para a própria empresa responsável, os clientes…
As pessoas gostam de morar em casas pré-fabricadas de pinus autoclave?
A construção de casas pré-fabricadas de pinus autoclaves vem se tornando algo cada vez mais popular entre as pessoas que…
Conheça já os Kits econômicos
As casas pré-fabricadas são uma tendência cada vez mais maior, sendo uma boa possibilidade para quem pretende ter o trabalho…
CategoriaInformativo