Woodframe economia e sustentabilidade

Woodframe: economia e sustentabilidade para a construção

8 de setembro de 2020 Off Por admin

Você já ouviu falar de wood frame? Esse é um sistema de construção que utiliza madeira como base em perfis pré-fabricados para criar edificações de até 5 pavimentos. Muito popular nos Estados Unidos, o wood frame se destaca por ser um sistema sustentável e muito mais prático.

Mas você deve estar se perguntando, como ele pode ser considerado sustentável se utiliza madeira como matéria-prima principal? Simples, porque as peças são produzidas a partir de madeira de reflorestamento que têm crescimento muito rápido, como os pinus e o eucalipto.

Conheça mais sobre o wood frame e as vantagens que ele traz para o setor da construção civil.

Características do wood frame

A parte estrutural é formada por madeira maciça, já as outras áreas são compostas por painéis de madeira OSB (Oriented Strand Board). O OSB são pequenas tiras de madeira reflorestada prensadas e coladas em várias direções juntamente com uma placa cimentícia (para áreas de cozinha e banheiro) e gesso acartonado.

As paredes são preenchidas com um material que garante o conforto térmico e acústico, como mantas de lã de vidro ou rocha. Depois, toda essa estrutura é coberta e vedada com algum tipo de acabamento. Uma casa construída com wood frame dura tanto quanto uma feita de alvenaria, por isso os materiais do sistema passam por um tratamento para resistir a cupins e outras pragas.

Vantagens do wood frame

– Sustentabilidade: As construções de madeira trazem menos impacto ao meio ambiente porque utilizam árvores de áreas de reflorestamento, que são abundantes no Brasil e renováveis. Além disso, o wood frame não utiliza água e não gera resíduos sólidos, como entulhos, sobras de areia e concreto;

– Construção utiliza materiais leves, o que facilita o transporte e o armazenamento;

– A madeira absorve 40 vezes menos calor do que o concreto, o que gera maior conforto no que se refere à temperatura. O tratamento com lã de vidro ou rocha também ajuda nesse ponto e proporciona maior isolamento acústico;

– Obra entregue muito mais rápida por ser um sistema pré-fabricado.

Vale ressaltar que o wood frame não dispensa totalmente o uso do concreto armado, já que ele é utilizado no contrapiso, blocos ou laje.

Economia para a construção

A praticidade do wood frame também se reflete na redução de custos com a construção. Como é uma obra muito mais ágil, até 60% em relação a uma de alvenaria por exemplo, há menos gastos com mão de obra. A leveza dos materiais também dispensa o uso de equipamentos mais pesados e utiliza um número muito menor de trabalhadores. Quem optar pelo wood frame deve-se atentar a esse ponto, pois há a necessidade de uma mão de obra especializada.

As obras têm uma previsibilidade muito maior, o que possibilita saber mais detalhadamente o custo total antes mesmo do início. Além de todas essas vantagens, a madeira utilizada no wood frame ainda tem custos mais baixos do que uma construção de alvenaria.
Gostou do conteúdo? Leia mais conteúdos em nosso blog. Acesse aqui.