Woodframe conheça esse sistema construtivo

Woodframe: saiba mais sobre esse conceito utilizado na construção

7 de setembro de 2020 Off Por admin
Os profissionais da área da construção estão sempre de olho em equipamentos e técnicas melhores e mais inovadoras para serem utilizadas em seus projetos. Não é à toa que, em meio aos tijolos e às vigas de aço, um material em particular vem ganhando cada vez mais destaque: a madeira. Com o passar dos anos, uma infinidade de métodos foram criados e testados, com o objetivo de encontrar a melhor maneira de utilizar todo o potencial desse material. O resultado? O surgimento do sistema wood frame. Ficou curioso para descobrir mais sobre o assunto? Então não se preocupe! Nesse artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse conceito construtivo extremamente vantajoso.

Afinal, o que é wood frame?

Traduzindo de forma simples, wood frame é o mesmo que “estrutura de madeira”. A construção utilizando esse tipo de técnica envolve, basicamente, montar uma estrutura de suporte de vigas, onde todo o resto será ligado. O processo de construção dessas estruturas começa com uma soleira sendo fixada ao chão. As travas são presas ao peitoral para criar uma espécie de sustentação às vigas. Outras técnicas podem ser adicionadas ao processo, principalmente quando falamos de design ou de arquitetura, dependendo apenas da opção do proprietário e do profissional. Quando a estrutura estiver pronta, as paredes e demais recursos podem ser adicionados. A ideia é que a construção fique cada vez mais estável, à medida que os pisos e as paredes forem colocados, gerando suporte e resistência. No final das contas, a construção utilizando o método wood frame cria um “esqueleto”, que pode ser complementado em pouquíssimo tempo, tornando esse tipo de construção um dos mais rápidos disponíveis atualmente no mercado.

Quais os benefícios de utilizar o sistema wood frame?

Entre os inúmeros benefícios de se optar por uma construção em wood frame, estão:

Isolamento

A madeira é conhecida por oferecer altos níveis de isolamento térmico. Assim, ela se mostra mais eficiente em termos de energia, tanto durante a construção quanto após, beneficiando profissionais e proprietários. Esse alto nível de isolamento se deve à estrutura celular da madeira, que possui “bolsas de ar” em seu interior, o que é especialmente útil nas estações mais frias.

Renovável

A madeira é, sem dúvidas, a melhor e mais inteligente escolha para quem se preocupa com o meio ambiente. Sua extração, fabricação e transporte requerem menos energia do que os demais materiais, além do processo liberar uma quantidade muito menor de gases de efeito estufa. Também é importante lembrar que o plantio de novas árvores, no lugar das que foram utilizadas para a extração da madeira para a fabricação do wood frame, ajuda a combater as mudanças climáticas e o desmatamento desenfreado.

É fácil de usar

O uso do wood frame pode tornar a obra mais rápida e com o valor mais baixo, já que não exige técnicas como a soldagem, por exemplo. Além disso, a madeira é um material de fácil reparo, mesmo após anos, podendo ser exposta a inúmeras variações climáticas.

Variações de design

Construções com estruturas variadas, como as de aço, podem até ser resistentes, mas são menos flexíveis quando o assunto é o design. O mesmo não acontece com as estruturas no estilo wood frame, onde não apenas sua disposição, como o telhado e os ambientes, pode ganhar formatos mais modernos.

Por que escolher o método wood frame?

A construção em wood frame é uma excelente opção para profissionais e proprietários que querem otimizar os valores de seus projetos. As estruturas de madeira também atendem ao nível mais alto de segurança e desempenho do mercado, não perdendo em nada para outros métodos e oferecendo vantagens adicionais, como economia, rapidez e sustentabilidade. Gostou de descobrir um pouco mais sobre esse conceito? Então conheça nosso blog e tenha acesso a mais artigos como esse.