O que é Tiny House? Confira os modelos

O que é Tiny House? Confira os modelos

23 de agosto de 2022 Off Por Marilana Paola Souza

Conheça o conceito por trás da Tiny House

 

As casas não são apenas pequenas, elas têm a intensão de serem minimalistas, ou seja, temos menos espaço e, como consequência, menor quantidade de coisas. Geralmente elas possuem menos de 50 metros quadrados, além de serem construídas em reboques.

Você pode encontrar essas construções em parâmetros comuns, sobre fundações fixas, mas é raro. Isso porque junto ao conceito em relação ao tamanho, está a ideia de tornar a movimentação da casa possível. Assim, é muito comum encontrar modelos feitos em madeira e sobre reboques.

Importante falar que não precisamos fazer um senso sobre qual casa é ou não uma tiny house. São formas de construção mais modernas, portanto, pode ser difícil encontrar códigos de construção civil sobre o tema. Então concluímos que classificamos como tal as casas menores que 50 metros quadrados.

Por isso você pode encontrar estilos diferentes também, porque esse padrão não influencia no conceito por trás das pequenas moradias. Assim, vemos chalés de madeira, casas de madeira e até domos geodésicos. A criatividade de quem constrói é que manda, não há limites.

Inclusive, a criatividade é mais do que bem-vinda na arquitetura e decoração das casas, porque é preciso ter o maior aproveitamento possível do espaço. Precisamos de soluções inteligentes para tornar a casa confortável e aconchegante para os moradores.

Com isso, questões como gestão do espaço e gestão dos resíduos são imprescindíveis. Levando a uma prática mais sustentável para a casa, contribuindo para o meio ambiente. Dessa forma, pensar nas tiny houses pode ser interessante em diversos aspectos.

Outro ponto que você precisa saber sobre esse assunto é que elas não estão dentro das regras de construção civil. Nas normas que regem essa prática não podemos fazer casas nesse tamanho. Porém, fazer nos moldes das mini casas não entra no critério, visto que são móveis, estruturadas sobre reboques ou trailers.

 

Vantagens de viver em uma minicasa

 

A vantagem que fica mais clara é sobre a economia de custos, visto que modelos tão pequenos de casas exigem menor quantidade de recursos. Sem contar que as pessoas que aderem ao conceito preferem ter menos bens materiais, por conta de não caberem realmente na minicasa.

Por isso que esse conceito se trata de um estilo de vida, pois existe uma prática minimalista necessária, como uma consequência das residências pequenas. Sendo assim, o estilo de vida passa a ser mais econômico, principalmente para os aventureiros que aproveitam a mobilidade da casa.

Também a sustentabilidade surge como um benefício para economia de recursos financeiros e naturais. Precisamos encontrar meios para que a gestão dos resíduos seja eficiente. Na maioria dos casos será autossuficiente, porque as casas se movimentam.

Outro benefício para quem vive de maneira mais livre e aventureira. Com tantas alternativas de trabalho remoto que temos hoje, muitas pessoas não precisam ficar presas a um mesmo espaço para trabalhar. Podemos viajar o mundo e entregar demandas de trabalho a tempo, tudo graças à internet.

A construção também é muito prática, porque as casas são feitas em marcenaria, material de entrega mais rápida. Em alguns meses a tiny house pode tomar forma. E os modelos móveis, por não se encaixarem nas normas de construção civil, estão isentos de impostos.

Por fim, os adeptos ressaltam a qualidade de vida como ponto alto, visto que a vida fica mais leve, com menos bens materiais e mais movimento. Não são poucos os relatos de pessoas que passaram a viver viajando em suas tiny houses para deixar o estresse das grandes cidades de lado.

 

Modelos de Tiny Houses

 

Não existe um estilo para uma tiny house, como informamos antes, fica a critério do projeto e criatividade de quem o faz. Assim, os modelos ficam restritos ao tipo de material usado. Essas casas podem ser de alvenaria, porém, com a restrição de serem fixas.

Além disso, a metragem está fora do padrão mínimo estipulado pela construção civil, o que pode ser empecilho para a sua construção. Então, o modelo mais comum para projetar uma tiny house é o de madeira, que traz ótimas possibilidades e muita praticidade.

Uma grande ferramenta é a adesão aos modelos pré-fabricados, muito mais simples e interessantes para esse tipo de proposta. Somado a isso, é importante ter soluções inteligentes para economia de espaço, tornar os móveis mais versáteis.

É comum encontrarmos modelos em que os quartos possuem uma cama que permanece embutida na parede, que desce apenas quando está em uso. O mesmo conceito vale para mesas e cadeiras, que se forem dobráveis terão melhor aproveitamento.

Outra dica interessante é dar mais destaque apenas a um cômodo, o que for preferido da família. Por exemplo, uma sala mais aconchegante, dando destaque para os móveis. O restante permanece dentro do critério de ocupar o mínimo de espaço possível.

As portas e janelas de correr são outro recurso que deixa a dinâmica mais ajustada. E opte sempre por materiais leves nos acabamentos e estruturas, como as telhas sustentáveis, por exemplo. Aos poucos a moradia vai tomando forma e chegando ao belo e aconchegante resultado de minicasa.

Agora ficou fácil entender o motivo para que a tiny house fosse objeto de tanto interesse de muitos grupos. O movimento começou no exterior, mas já possui muitos adeptos aqui no Brasil. Como vimos, são muitos os benefícios para quem deseja uma vida mais movimentada e ao mesmo tempo mais livre.

São opções para tornar a residência mais moderna, passível de maior mobilidade. Também a chance de trabalhar remotamente, ou ainda, passar um período de descanso, viajando de forma muito interessante.

Conheça os nossos modelos de casas pré-fabricadas e veja essa e alternativas de moradias!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Casa pré-fabricada, a praticidade que constrói lares com qualidade e estilo.

Quanto custa uma casa de madeira pré-fabricada?

A casa de madeira pré-fabricada têm conquistado um espaço cada vez maior no mercado imobiliário, oferecendo uma alternativa econômica e ecológica para a construção tradicional. No entanto, muitas pessoas ainda se questionam sobre o custo envolvido na aquisição de uma casa desse tipo. Neste texto, exploraremos o tema “Quanto custa uma casa de madeira pré-fabricada?” em detalhes, levando em consideração diferentes fatores que podem influenciar no preço.

Leia mais »

Dicas para montar uma pousada de sucesso

O sonho de grande parte das pessoas é passar a aposentadoria em um cenário lindo, cercado de natureza e vida, se possível, à frente de uma pousada para receber pessoas e conhecer novas culturas.

Esse sonho, na verdade, já está se tornando cada vez mais frequente inclusive entre os jovens que pretendem abrir o próprio negócio, afinal, quem não quer uma vida tranquila na beira da praia.

No entanto, é preciso contar com um profundo planejamento, visão estratégica e conhecimento de mercado, para que não se torne um pesadelo no momento da vida que deveria ser mais leve.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com dicas para montar uma pousada de sucesso. Confira!

Leia mais »
Casas pré-fabricadas, a inovação que transforma sonhos em realidade habitável.

Inovação em moradia: conheça nossas casas pré-fabricadas

Nos últimos anos, a busca por soluções inovadoras em moradia tem se intensificado. As pessoas estão cada vez mais interessadas em alternativas que ofereçam rapidez, eficiência e sustentabilidade na construção de suas casas. Uma das tendências que tem ganhado destaque é a construção de casas pré-fabricadas.

Leia mais »
Comece a construir sua vida em família em X passos

Comece a construir sua vida em família em X passos

Construir uma vida em família é uma jornada emocionante e significativa. Para iniciar essa trajetória com o pé direito, é fundamental seguir alguns passos importantes.

Neste artigo, apresentaremos 4 passos essenciais para você começar a construir sua vida em família de forma sólida e tranquila. Desde o planejamento inicial até a busca pela casa ideal e o conforto do lar, cada etapa é essencial para criar uma base sólida para sua família.

Leia mais »
A pousada, onde memórias se transformam em histórias inesquecíveis de viagem.

 Sua pousada está com os números baixos? Saiba porque aumentá-la!

Ter uma pousada é uma excelente maneira de oferecer aos hóspedes uma experiência única e acolhedora. No entanto, é comum que os proprietários enfrentem períodos em que os números estejam baixos, com poucas reservas e ocupação reduzida. Nesses momentos, é fundamental buscar soluções criativas e eficientes para impulsionar o crescimento do negócio

Leia mais »