
Estilo rústico: como trazer aconchego e autenticidade para casas de madeira
Você está em busca de viver em um ambiente acolhedor, repleto de elementos naturais e com um toque atemporal que
Casas de madeira, casa de madeira e chalé, casas pré fabricadas de madeira
O minimalismo vem ganhando espaço nas tendências nos últimos anos. E é claro que a arquitetura e a decoração não poderiam ficar de fora. Hoje em dia, muitos dos profissionais do ramo e amantes dessa moda estão aplicando-a em suas casas.
Esse estilo contemporâneo é ideal para quem está procurando um projeto atemporal para o lar. Mas também é válido para quem quer fazer pequenas reformas e mudar a decoração da casa.
Quer saber o melhor sobre as casas minimalistas? Venha conhecer um pouco mais sobre elas.
O minimalismo é um movimento artístico e cultural que surgiu em meados do século XX. Usando cores e formas neutras, ele prega a utilização do mínimo de elementos como forma de expressão e comunicação.
Atualmente, além da arte, essa tendência também dita um estilo de vida. Nesse caso, significa reduzir, de alguma forma, o exagero no consumo, usando apenas aquilo que é necessário.
Dentro desse conceito, os adeptos a ele são aqueles que eliminam excessos para ter uma vida com mais significado. Apesar disso, não há uma regra severa de que a pessoa não pode mais ter coisas. Apenas que deve pensar de forma mais carinhosa sobre o que compra, o que usa e como isso afeta a sua vida e o mundo ao seu redor.
A compra consciente é uma palavra-chave na prática do minimalismo, que vale tanto para a moda quanto para a decoração de ambientes.
A estética minimalista é aquela que abusa da simplicidade, da neutralidade, dando um toque mais “clean” e leve para as coisas.
Se engana quem pensa que as casas minimalistas são sem graça, com apenas paredes brancas e poucos móveis. Na verdade, o minimalismo na decoração pode reduzir o estresse dentro de casa, além de trazer mais praticidade ao dia a dia.
É uma estética coringa, muito fácil de acertar, e que pode durar por muitos anos. A tendência está em alta, e muitos arquitetos e designers estão adotando o estilo em suas produções.
Normalmente, as casas minimalistas são aquelas com um design limpo, suave, com linhas retas e visual harmônico. São conhecidas pelo bom gosto e pelo pensamento de que “menos é mais”, sem machucar os olhos ao entrar no ambiente.
Esse tipo de casa não tem muita regra quanto ao tamanho. Normalmente têm cores mais neutras, em tons de branco, preto, cinza e bege.
No acabamento, as casas minimalistas costumam usar mármore, metal, vidro, madeira, inox e espelhos grandes. Sempre em cores básicas, e ornando com o restante das peças.
Diferente de outras estéticas usadas na arquitetura, a intenção do minimalismo não é chamar atenção. E apesar de utilizar formas simples, isso não significa que todas as casas minimalistas são iguais.
A iluminação também é um ponto muito importante nessas casas. Se possível, as áreas são bem abertas, com bastante janelas para aproveitar a claridade e a luminosidade.
Cada uma tem a sua característica, sua forma e seu estilo. Com um toque de cada dono e suas preferências.
Se você está pensando em construir, reformar ou apenas colocar um pouco mais dessa tendência no seu dia a dia, aqui vão algumas dicas práticas. Uma casa minimalista deve ter:
Funcionalidade e praticidade: todos os objetos dentro dela devem ter serventia. Por isso, é importante eliminar tudo aquilo que não é usado em um grande período de tempo. É preciso ter bastante senso crítico para parar e pensar no que é realmente necessário e merece ocupar um espaço na sua casa;
Consumo consciente: a partir dessa praticidade e pensando mais no que é realmente útil no dia a dia, a casa minimalista é aquela que abrange o consumo consciente. Nada é comprado para ser usado uma vez só;
Fachadas abertas e com visual clean: o estilo minimalista pede linhas retas e simples. Por isso, prefira as fachadas e ambientes abertos, com visual bem clean. Escolha móveis e decorações simples, mas com personalidade;
Equilibre o branco com cores mais escuras: uma casa minimalista não precisa ser toda branca, mas essa cor certamente é a melhor na paleta de cores disponível. Isso porque ela realça todos os detalhes da decoração, além de fazer os espaços parecerem maiores e mais iluminados. Orne essas características a cores mais escuras, na decoração ou nas paredes, para dar mais destaque;
Bastante verde, no jardim e dentro de casa: os amantes de plantas podem ficar tranquilos, porque a casa minimalista é ideal para ter belas folhagens. É claro que nada deve ser exagerado, mas em pontos estratégicos, uma planta pode mudar todo o visual. Os jardins pedem aquela grama bem verdinha;
Destaque para os vidros: janelas ou espelhos, os vidros são um grande truque para deixar a casa com cara de minimalista. Além de influenciar na iluminação, eles também deixam os ambientes maiores e mais conectados com a área externa;
Linhas harmônicas e bom acabamento até nos detalhes: por causa do visual limpo e das cores neutras, é possível notar cada pedacinho da casa minimalista. Por isso, procure dar o melhor acabamento para cada detalhe, sempre procurando manter uma harmonia entre os móveis, a decoração e a distribuição do ambiente;
Organização e limpeza da casa: manter tudo sempre limpo e organizado é a essência desse estilo. Até porque, ninguém quer uma casa cheia de entulho, né? Aproveite que você irá manter apenas o necessário para deixar sempre tudo no lugar;
Não importa o tamanho, mas a quantidade de coisas: as casas minimalistas costumam ter grandes ambientes, bem abertos. Mas se a estrutura da sua casa não é assim, não tem problema. Afinal, o que importa é o visual limpo, composto apenas com as coisas necessárias para a sua vida.
E aí, gostou de saber mais sobre esse estilo? Casas minimalistas são tendência, e vão continuar na moda (e nos nossos corações) por muito tempo.
Se ficou com vontade de investir no minimalismo, conheça a Minha Casa Pré-Fabricada e aproveite o que há de melhor para o seu lar.
Leia também sobre a decoração para casa de madeira
Você está em busca de viver em um ambiente acolhedor, repleto de elementos naturais e com um toque atemporal que
Ao saber como pintar uma casa de madeira você garante um charme inconfundível, mas, para manter sua beleza e resistência
Uma casa de madeira sustentável pode trazer diversos benefícios pessoais e sociais, como conforto, eficiência energética e responsabilidade ambiental. Construída
Será que é possível morar em um espaço aconchegante, sustentável e com um visual a sua cara? Um projeto casa
Morar em casa de madeira pode ser uma experiência muito diferente do que muitos imaginam, pois ela te traz conforto,
Uma casa de madeira no campo pode ser um refúgio tranquilo e cercado pela natureza, longe do ritmo ansioso e
Links importantes
Posts recentes
Formas de pagamento
Até 21X com acréscimo no cartão de crédito
No pix ou boleto a vista: Preço especial
Financiado veiculo como garantia até 60X
Financiado imóvel como garantia até 200X
Financiado Banco do Brasil – BB crédito realiza até 60X