5 dicas para não ter dor de cabeça na construção de sua casa

14 dicas para não ter dor de cabeça na construção de sua casa

8 de janeiro de 2022 Off Por Renato Farias Ferreira

As obras causam grandes dores de cabeça pela despesa que geram – e não estou falando apenas do preço dos materiais, pois a mão de obra também pode se tornar um pesadelo, com desperdício de material ou atraso no cronograma.

Para lhe ajudar, aqui iremos lhe dar dicas de como economizar com a construção de casa. Confira!

14 dicas essenciais para economizar com a construção de casa

Aqueles que resolvem construir sua própria casa o fazem por desejar que sua moradia tenha uma maior identidade visual e que esteja apta a atender todas as necessidades dos moradores, pois as casas vendidas normalmente seguem um padrão, que às vezes não são o que você precisa, sendo necessário adaptar ou até remodelar o local. Traremos 14 dicas para que possa construir e economizar algum dinheiro.

Trabalhe com profissionais qualificados

Para que nada de errado aconteça dos primeiros passos até os detalhes finais é preciso que os profissionais em nossa obra saibam bem o que estão fazendo. Um bom arquiteto vai lhe poupar muita dor de cabeça.

Um bom arquiteto é a base para que não haja desperdício ou atraso em sua obra, pois com tudo escrito é bem mais difícil que ações erradas sejam tomadas, além da segurança estrutural e das normas que visam ao bem-estar do usuário.

Conheça o local que será realizada a obra

Vivemos em um país de tamanho continental e por isso temos muitos terrenos diferentes que precisam de uma determinada abordagem, afinal não queremos que nossas casas rachem ou afundem depois de um determinado tempo.

Para isso é preciso que se realize um estudo do solo, assim haverá uma maior segurança para você e toda sua família. Existem diversos casos de construções que se inclinam depois de certo tempo decorrido, isso ocorre pois não foi feito um estudo da área a ser utilizada.

Tenha uma boa equipe

Não adianta de nada ter um bom projeto se ele for executado por pessoas não profissionais ou sem a experiência necessária, seria como entrar numa sala de cirurgia e ser operado por uma açougueiro.

Uma mão de obra especializada vai garantir que seus sonhos não virem um pesadelo, pois seguindo as indicações do arquiteto, sua obra tende a caminhar de maneira mais produtiva e sem desperdícios.

Pesquise preços

Não estamos numa época que possamos perder dinheiro, certo? No ramo de materiais de construção existe uma grande variação de valores, isso faz com que seja necessária uma pesquisa, pois diversas vezes tais preços podem fazer a diferença em seu orçamento.

Peça descontos em compras grandes

Como disse anteriormente, ninguém quer perder dinheiro, isso também vale para os lojistas, sendo assim, se lhe parecer bom fazer uma compra elevada em um único lugar, mostre a ele outros orçamentos e tente conseguir um bom desconto.

O lojista estará ganhando na quantidade e não deve ser difícil fazê-lo ver isso, pois existem lojas que podem até cobrir o orçamento de outros locais, fazendo com que o cliente gaste menos e que a loja fidelize seu consumidor.

Fale com os fornecedores

No caso de uma compra considerável, talvez seja mais vantajoso entrar em contato com os fornecedores, pois assim terá acesso a valores reduzidos para materiais como blocos, tijolos, areia e aço.

Materiais reutilizados

Hoje em dia, existem lojas que vendem materiais que sobraram de demolição ou que foram reciclados, isso faz com que possam oferecer um preço muito mais acessível, pode ser encontrado madeira, pisos, vidros, granito, todos em bom estado, o que não fará que sua obra perca a qualidade.

Guarde o material de maneira correta

Estocar tudo que foi comprado é uma tarefa que pede cuidado; peças de cerâmica ou mármore e granito devem ficar em superfícies planas longe de impacto; madeiras devem ser colocadas fora do tempo, para evitar deformidades e por aí vai.

De nada adiantará adquirir materiais de qualidade por um preço baixo se ele será desperdiçado. É preciso pensar em onde serão acomodados os insumos para que eles não se deteriorem ou acabem por se perder.

Execute a obra por partes

Assim como na vida, uma obra tem o tempo para tudo, pular ou adiantar etapas pode lhe trazer prejuízos ou até risco de morte. É necessário que toda a equipe esteja focada no que está sendo feito.

Afinal, de nada adianta fazer o telhado sem uma boa estrutura para sustentá-lo. No projeto já constam os próximos passos, basta que siga de maneira adequada com um trabalho mais produtivo, mas nunca colocando vidas em risco.

O acabamento

O acabamento é conhecido por consumir grande parte dos recursos de uma obra, sendo assim é necessário que se alie qualidade do material com preços, para que não haja uma queda da qualidade dos produtos utilizados.

Mantenha as despesas sob controle

Mesmo com projetos e materiais comprados, situações inusitadas acontecem. Isso pode gerar um gasto de emergência. Para isso você deve saber até quanto pode gastar, o que foi gasto e para onde foi o material.

Tenha um cronograma

Tenha um planejamento detalhado do tempo que a obra vai levar, deixando espaço para eventualidade, pois assim os materiais comprados estarão dentro do tempo adequado de uso, para que isso não lhe gere prejuízos. Caso haja uma empresa cuidando da obra, é preciso salientar a eles que atrasos não são aceitáveis.

Existem medidas legais que podem ser tomadas caso o atraso em uma obra conduzida por empreiteiras e construtoras lhe gere prejuízo. Fique sempre atento ao prazo de entrega e ao andamento da obra.

Observe o andamento da obra

Uma boa equipe é de extrema importância, mas não são infalíveis. Lembre-se de que eles estão construindo seu sonho, então opine, indague, vistorie o andamento da obra para que não acabe sendo surpreendido com um problema após o término.

Vistoria final

Antes de dar a obra por encerrada, reúna os responsáveis para uma vistoria detalhada do imóvel, se possível leve o arquiteto junto, pois às vezes desconhecemos determinados termos ou normas que deveriam ter sido seguidas e por algum motivo não foram .

De posse destas informações será possível realizar seu sonho de casa própria sem que o mesmo lhe gere aborrecimentos futuros. Siga essas dicas essenciais e verá como tudo tende a caminhar de maneira ordenada.

Caso precise de um auxílio, entre em contato com a Minha Casa Pré-Fabricada. Estamos aptos a assessorá-los em cada passo dessa empreitada, buscando alcançar de maneira rápida e simples o que é melhor para você.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
As casas pré-fabricadas precisam de manutenção

As casas pré-fabricadas precisam de manutenção?

As casas pré-fabricadas têm ganhado popularidade nos últimos anos, sendo uma opção viável e econômica para a construção de moradias. Com a facilidade de montagem e a redução de custos, muitas pessoas optam por esse tipo de habitação.

No entanto, assim como qualquer tipo de construção, as casas pré-fabricadas também requerem manutenção regular para garantir sua durabilidade e bom funcionamento. Neste post, discutiremos a importância da manutenção em casas pré-fabricadas e os benefícios que ela proporciona.

Leia mais »
Container dobrável, a revolução arquitetônica que expande possibilidades com versatilidade.

As vantagens dos containers dobráveis para o mercado civil 

O mercado civil está constantemente em busca de soluções eficientes e inovadoras que otimizem os processos de construção, os containers dobráveis têm se destacado como uma alternativa promissora, trazendo uma série de vantagens que podem impulsionar os projetos de construção.

Leia mais »
O que é Construção Modular e como funciona

O que é Construção Modular e como funciona

Os impactos das novas tecnologias estão em todos os cantos do mundo, em diversos aspectos e contextos do nosso cotidiano. E na área das engenharias não poderia ser diferente. Os avanços tecnológicos nesta conjuntura trazem cada vez mais facilidade, segurança, soluções e inovações, proporcionando assim inúmeras possibilidades de construção e aprimorando os resultados.

Leia mais »