No Brasil ainda existe o predomínio de construções em alvenaria convencional. Um sistema com alto consumo de energia e desperdício de materiais, além de necessitar de mão de obra qualificada, o que é difícil de encontrar.
Mas felizmente esse cenário está mudando. Hoje já existem iniciativas importantes que tentam reduzir os impactos ambientais e introduzir processos mecanizados que agilizam a construção.
Uma nova tendência nesse segmento é a utilização de containers na estrutura da construção, o que a torna muito mais prática e rápida.
Além disso, a utilização dos containers ainda contribui para solucionar um problema ambiental, que é o descarte desse material, hoje feito de maneira indevida na maioria das regiões portuárias.
Quais são os benefícios de utilizar container na construção?
Uma construção que utilizar container reduz de 30% para 1% o desperdício de materiais. Além disso, é possível utilizar containers resistentes, como o reefer, que são projetados para o transporte naval e para entrar em contato com água salgada diariamente.
Ele é produzido com aço cortain, alumínio e contam com um isolante térmico muito eficiente. Essas características aumentam a sua durabilidade quando utilizados em terra firme.
Outra vantagem é a rapidez. Como a estrutura da construção é uma “caixa pronta”, o tempo de obra é bem menor, o que faz com que o retorno sobre o investimento também seja mais rápido.
Principais dúvidas sobre a casa container
1. Não esquenta?
Os containers reefer são utilizados para o transporte de carga refrigerada, por isso contam com um eficiente isolamento térmico.
2. É mais econômico?
O valor final da obra é semelhante ao de uma construção convencional, entretanto a utilização de containers costuma abrir portas para o uso de materiais alternativos de acabamento que podem tornar a obra mais barata.
3. É durável?
Os containers são projetados para serem utilizados em condições adversas, então, quando usado na construção, podem durar muitas gerações.
4. O que acontece se um raio atingir o container?
Nada. Existe um princípio, chamado de Gaiola de Faraday, que demonstra que um condutor, quando carregado, espalha sua carga pela superfície de maneira uniforme, sem permitir que a carga entre em seu interior. Esse é o mesmo princípio que permite aviões serem atingidos por raios durante o voo e nada acontecer com seus passageiros e tripulação.
5. O container pode contar material tóxico?
A fabricação dos containers é feita com material seguro. O que pode acontecer é ele ter transportado material tóxico ou radioativo ao longo da sua vida útil. Por isso, sempre é solicitado um histórico de tipo de carga e itinerário de cada unidade, além de um laudo que atesta que ele está livre de contaminação.
6. O container é inflamável?
Existe uma camada de poliuretano, um produto antichamas, entre as chapas metálicas internas e externas do container.
7. Vou me sentir como em uma lata de sardinhas?
O espaço de um container é limitado, porém o profissional responsável pela obra assume o desafio de trabalhar a ergonomia e o conforto do espaço.
Para isso são utilizados móveis projetados, revestimentos que proporcionam conforto e recortes nas chapas metálicas que favorecem a ventilação e a iluminação.
Quer saber mais sobre as casas containers? Continue acompanhando nossas publicações do blog.