decoração de casa de madeira

Decoração rústica: confira x dicas para decorar sua casa

11 de maio de 2020 Off Por admin

Muito comum em fazendas e chalés, a decoração rústica é conhecida por trazer uma sensação de aconchego, conforto e paz, além de ter uma alta durabilidade. Com tantos pontos positivos, o estilo também tem ganhado espaço em casas e apartamentos urbanos.

Seja no campo ou na cidade, o fato é que essa decoração conquista cada vez mais admiradores pela sua qualidade e beleza. Por isso, separamos 3 dicas para decorar sua casa de forma rústica. Confira!

1 – Materiais, cores e estampas que têm tudo a ver com o estilo

Ambiente rustico roliçoO principal elemento que compõe a decoração rústica é, sem dúvida, a madeira. Além de ser muito resistente, essa matéria-prima fornece uma sensação de aquecimento e conforto aos ambientes, garantindo aconchego. Por isso, ela pode ser usada sem restrição, seja nas paredes, no chão ou na mobília.

Mas, além da madeira, materiais como pedras, ferro e cerâmicas também evidenciam esse estilo, podendo complementar muito bem a decoração.

Já em relação às cores, o destaque fica por conta dos tons terrosos, como marrom e laranja. Detalhes em verde também podem ser interessantes, remetendo à paisagem do campo.

Se quiser investir em estampas, saiba que as quadriculadas, como o xadrez, tem tudo a ver com a proposta rústica. Aproveite para utilizar em cortinas, almofadas e roupas de cama.

2 – As melhores opções para paredes e chãos

rustico com fogão a lenhaParedes sem acabamento, feitas com pedras ou com tijolos aparentes, são uma ótima opção para a decoração no estilo rústico. Elas passam uma sensação de simplicidade e naturalidade, dando um charme a mais para o ambiente.

Para diversificar, outras paredes podem ser pintadas com tons terrosos ou até mesmo com branco sujo, o famoso off white.

Outra dica é utilizar troncos de madeira para elaboração de escadas ou de vigas de sustentação no teto. Painéis de madeira também são interessantes para deixar algumas paredes ainda mais rústicas.

Para revestir o chão, é possível usar porcelanato ou laminado de madeira, revestimentos de cores terrosas e até mesmo cimento queimado. Na área externa, opções com pedras combinam muito bem com o estilo rústico.

3 – Invista em móveis e objetos envelhecidos

Ambiente rustico roliçoNa hora de escolher as peças da sua decoração rústica, aposte em objetos que lembrem fazendas ou casas mais antigas. Cadeiras de balanço de madeira, espelhos com molduras vintage, cabeceiras de cama de ferro e móveis com detalhes de fibra natural trançada, por exemplo, são excelentes opções.

Usar móveis e objetos mais velhos, comprados em brechó ou mesmo herdados da família, também é uma alternativa interessante. Valem câmeras fotográficas, livros, máquinas de costura, candelabros, quadros e até fotografias com aspecto envelhecido.

Para complementar a decoração, invista em peças de cerâmica e arranjos com flores e folhagens naturais para gerar uma aproximação da natureza. Caixotes de madeira e pallets ainda podem ser aproveitados como estantes ou prateleiras.

Enfim, em termos de decoração rústica, todos os detalhes importam – desde as cores e texturas até as peças que irão compor o ambiente. Gostou das nossas dicas? Então continue lendo o blog e confira mais conteúdos como esse!