chalé de madeira

Chalé de madeira: conheça seu custo-benefício

21 de maio de 2020 Off Por admin
Quando você pensa em um chalé de madeira, qual a primeira imagem que vem à sua mente? Se for a de uma casinha minúscula, no meio do nada, com um lenhador prestes a sair pela porta, como nos filmes, esqueça! Hoje em dia, os chalés são construídos em alto padrão, garantindo, além de beleza e estilo, qualidade, conforto e segurança. Mas, com tantos benefícios, é bem provável que o custo para a construção ou compra de um chalé seja altíssimo, certo? De forma alguma! Se você quer conhecer o custo-benefício de optar por uma charmosa casa no famoso estilo suíço, continue com a gente.

VAMOS FALAR DE CUSTOS

O primeiro fator que precisa ser falado, provavelmente o que levanta maior curiosidade também, é a questão dos custos. Por serem moradias extremamente charmosas e que remetem a um visual europeu, algumas pessoas imaginam que o custo de um chalé de madeira é altíssimo. Pelo contrário! Os chalés de madeira podem chegar a custar até 40% menos que as demais casas. Esse valor se deve, principalmente, pelo material utilizado. Além disso, existe o fator “tempo de construção”, que é surpreendentemente menor do que o habitual. Isso acontece pelo fato dessas construções geralmente serem pré-fabricado, claro. O chalé de madeira economiza também no quesito “mão de obra” e materiais. Tire do orçamento gastos com cimento, tijolos, arquitetos e pedreiros. O resultado será uma bela casa e um alívio no bolso.

CERTO, MAS O QUE MAIS UM CHALÉ DE MADEIRA TEM PARA OFERECER?

Se falar sobre valores e prazos ainda não lhe convenceu a investir em um chalé de madeira, temos alguns outros pontos que podem dar uma força nessa decisão, demonstrando todo o custo-benefício de um investimento como esse: Isolamento térmico A madeira costuma atrair a umidade ambiente durante o inverno e repelir essa mesma umidade no verão. Isso garante que as temperaturas de dentro e de fora da casa fiquem em equilíbrio, evitando variações muito grandes e tornando o ambiente aconchegante em qualquer estação. Nesse caso, não é necessário gastar com climatizadores para ter a temperatura perfeita. Durabilidade Hoje em dia, com o uso de materiais de qualidade e com os tratamentos dados a eles, é possível construir casas extremamente duráveis. Geralmente, a única recomendação para manter a casa em perfeito estado, é utilizar verniz, tanto no interior, quanto no exterior da residência. Você ainda duvida da durabilidade de um chalé de madeira? Então é só se lembrar de que, em diversos países europeus, onde esse tipo de construção é mais frequente, é possível encontrar pequenas casas construídas com madeira, com vários séculos de idade. Sustentabilidade Para muitas pessoas, um fator importantíssimo! As construções de madeira não geram desmatamento, pois são utilizados materiais próprios para essa finalidade em sua fabricação, reduzindo o impacto ambiental. Ruídos Existe uma lenda de que casas de madeira emitem muitos ruídos, mas isso só acontece com frequência quando o material utilizado não é de boa qualidade. Normalmente, um chalé de madeira é bastante silencioso, graças ao amortecimento sonoro fornecido pela massa térmica da madeira. Nesse caso, não é necessário investir em isolamento acústico, por exemplo.

NÃO TENHA UMA CASA. TENHA UM LAR!

É quase uma unanimidade a afirmação de que ambientes rústicos trazem uma sensação de conforto e aconchego. E é exatamente isso que um chalé de madeira oferece. Com uma boa economia, manutenções fáceis e de baixo custo, além de soluções eficientes, optar por um chalé de madeira pode ser o diferencial para quem quer se sentir verdadeiramente acolhido em sua própria residência. Algo que, muitas vezes, o dinheiro não paga. Gostou do conteúdo? Então aproveite para conhecer nosso blog e ter acesso a outros textos como esse.