manutenção em casa de madeira

Cuidados essenciais na manutenção de casas de madeira

16 de abril de 2020 Off Por admin

A aquisição de uma casa pode ser para muitos a verdadeira realização de um sonho. Seja para motivos particulares, como a independência pessoal, a constituição de uma família e a chegada de um novo bebê, ou seja para motivos profissionais, como investimento a médio e longo prazo, conquistar um imóvel é sempre uma vitória.

Todavia, seja qual for o tipo do imóvel de sua preferência, ele sempre vai precisar de cuidados e manutenções rotineiras, a fim de evitar que a casa sofra com deterioração e infestações de pragas, caso a madeira não seja tratada.

Desse modo, pensando em auxiliar você que tem ou quer ter uma casa de madeira, preparamos o artigo a seguir com os cuidados essenciais na manutenção de casas de madeira.

Aplicação de stain impregnante: parte interna

Uma das manutenções mais vitais na parte interna de uma casa de madeira é a aplicação do stain impregnante. Além de proteger toda a estrutura contra a umidade excessiva e os insetos decompositores de madeira, esse tipo de manutenção fornece ao ambiente um charme e uma estética moderna.

Recomenda-se, ainda, que a aplicação do stain impregnante  corresponda a um período definido entre 1 a 2 anos na parte externa a 5 a 6 anos na parte interna da casa. Desse modo, podemos perceber que, uma vez aplicado o produto, somente os cuidados básicos serão necessários enquanto se espera uma nova aplicação de stain impregnante.

Aplicação de stain impregnante: parte externa

Evidentemente, a parte externa de uma casa de madeira está muito mais suscetível às intempéries do que a parte interna. Desse modo, a recomendação da aplicação de stain impregnante para essa parte da casa é estimada em um tempo muito menor: entre 1 a 2 anos é preciso lançar mão de uma lixa caso use verniz na pintura, mas se a pintura for feita com stain impregnante não é necessário passar a lixa.

A tinta mais conhecida e utilizado nesses casos é o stain impregnante que está disponível no mercado e distribuído por vários fabricantes só para citar algumas ( Faber, Killing, Montana, sparlack, Coral )além de diminuir a incidência de raios solares sobre o imóvel, também é o ideal contra chuvas e tempestades.

Todavia, essas aplicações e replicações de stain impregnante estarão diretamente associadas com a qualidade da madeira e da pré-fabricação da casa. Desse modo, as opções mais baratas do mercado poderão exigir uma replicação constante do produto, e, mesmo com esse cuidado contínuo, poderão apresentar resultados insatisfatórios no abamento final da casa de madeira.

Janelas e portas

A manutenção de janelas e portas é inerente a toda e qualquer construção, seja ela de madeira, alvenaria ou demais técnicas existentes. Devido a passagem de tempo e o acúmulo de umidade, é muito comum que esses materiais sofram algum tipo de dilatação e, consequentemente, emitam algum rangido ou qualquer barulho irritante.

Quando isso ocorrer com a sua casa, não se preocupe. Basta apenas que você realize troca de algumas peças e pronto, suas portas e janelas estarão revigoradas e prontas para outra.

Stain Impregnantes

Esses produtos têm por objetivo proteger o imóvel de micro-organismos e de insetos nocivos a madeira, além de filtrar os raios solares e repelir a água.

A aplicação desse tipo de produto é compatível tanto com o ambiente interno, quanto com o ambiente externo da casa.

Gostou das dicas de hoje e gostaria de descobrir mais? Entre em nosso site e navegue por um conteúdo preparado exclusivamente para você que nunca cansa de aprender.