Decoração casa de madeira

X tendências de decoração e arquitetura para 2022

6 de março de 2022 Off Por RENATO FERREIRA

Um ambiente agradável é indispensável em nossas casas, pois é lá que temos as melhores lembranças, aquele jantar especial, os primeiros passos de nossos filhos, então, nada mais justo que nossa moradia tenha nossa cara.

Neste artigo, traremos as tendências de decoração para o próximo ano.

 

8 tendências de decoração e arquitetura para 2022

 

Os efeitos da pandemia nos mantiveram presos em nossas casas, fazendo com que ganhássemos um novo olhar para nossas moradias. Muitas pessoas acabaram mudando detalhes nos ambientes que usavam ou criando jardins internos e externos.

Isso inspirou os arquitetos e designers de interiores que começaram a pensar nas casas como parte da personalidade de seus moradores, um ambiente mais intimista, trazendo todo o aconchego que faz de nossos lares especiais.

Com isso, estão sendo usadas cores mais vivas, bem como formas orgânicas provenientes de decorações criativas e variadas para dar aos ambientes um clima mais afável, eliminando o conceito de áreas frias e estéreis.

Alguns segmentos utilizam antigas tendências como base para trazer o novo aos clientes, combinando linhas retas e limpas, com as curvas mais cheias de detalhes, abusando dos tons pastéis e materiais mais macios que são bons ao toque, buscando instalar um clima de aconchego em lugares abertos.

 

Ambientes pós-pandemia

 

A pandemia e o tempo que passamos isolados fizeram com que arquitetos se atentassem para a valorização de ambientes mais abertos, com boa ventilação e iluminados, de maneira a maximizar as características de sacadas e varandas.

Assim, essas áreas, antes ignoradas, agora se tornaram espaços multifuncionais, além de locais onde podemos almoçar e curtir um lanche da tarde. A tendência é a utilização de plantas e materiais orgânicos na composição do local.

Espaços como as entradas ou áreas de lavanderias estão se tornando locais onde moradores ou visitantes depositam sapatos e roupas que tiveram contato com o mudo externo, criando um local que foi batizado de “Chapelaria Anti-Covid”. Trata-se de um pequeno armário bem decorado, onde tais objetos são depositados.

 

O dourado voltou

 

Uma tendência que voltou é a utilização da cor dourada, carregando consigo todos os significados que são naturais a ela, como a prosperidade, o sucesso, o triunfo, a sofisticação e a elegância.

A ideia é que o dourado seja integrado ao ambiente para trazer o sentido de celebração por termos passado por um período tão conturbado, enchendo sua casa com uma energia positiva e atraindo boas vibrações e uma maior confiança em nós mesmos.

 

Reutilização de peças

 

Existem objetos em nossas casas que carregam em si uma história e com que temos apego afetivo, mas com o tempo eles tendem a ficar desgastados, mas basta uma demão de tinta ou um polimento para que eles passem a trazer um toque retrô aos ambientes.

Além do valor afetivo, esse toque retrô faz com que os usuários economizem, pois estarão apenas reformando móveis e adereços, dando a eles destaque para que nos lembremos de nossas histórias e momentos felizes.

 

Modernismo vivo

 

As plantas e elementos naturais estão surfando na crista da tendência, pois além de práticos, trazem uma melhoria de nossa saúde mental, pois conforme

”>estudos, o ato de cuidar delas ajuda em casos de depressão.

Aqui, temos grande destaque ao modernismo vivo por meio da iluminação natural, feito através de janelas mais amplas, claraboias, elementos artesanais, como móveis de pedra, madeira ou palha, dando à sua casa uma identidade própria e destacando a beleza oriunda de culturas regionais brasileiras.

 

Os móveis multifuncionais

 

Com o advento dos serviços em home office, muitos ambientes tiveram de ser repensados, para que fosse possível comportar essa nova realidade. Sendo assim, foi necessário repensar o dia a dia da casa.

Em ambientes com pouco espaço, móveis dobráveis ou retráteis se tornaram uma boa opção, além das opções modulares, criados com o intuito de dar o que é necessário, sem interditar todo o ambiente.

Bancadas de madeira que possam ser retiradas ou levantadas, além de servirem como mesa para as refeições, dá uma opção para aqueles que precisam trabalhar em casa, mas dispõe de pouco espaço; sofás-cama também ganharam destaque entre os móveis funcionais

 

Privacidade

 

Trabalhar de casa é uma desafio, pois estamos constantemente sob risco de sermos interrompidos, para isso o conceito de mais privacidade, que vem através de estruturas que são montadas, criando uma área reservada onde um profissional pode trabalhar de maneira mais tranquila.

Tais estruturas lembram os famosos biombos, são divisórias flexíveis que podem ser colocadas e depois desarmadas quando não forem mais necessárias. Isso tem sido muito utilizado em caso de reuniões em que o profissional não deseja que seus filhos ou companheiros acabem por interferir acidentalmente em suas atividades.

 

O consciente e sustentável é chique

 

Outra tendência para o próximo ano é o consumo consciente de nossos recursos, o que atinge diretamente o ambiente de construção civil, já que nossa sociedade tem ganhado entendimento que é preciso fazer mais gastando menos, criando assim, o nicho que diz que consciência e sustentabilidade são chiques.

Os clientes buscam interagir com o ambiente causando o mínimo impacto na natureza, por isso observam os materiais empregados, bem como a maneira que a obra interfere no meio ambiente, o que vem se tornando um desafio para arquitetos e construtoras, que acabam por se reinventar para atender esses novos padrões.

 

O piso de cimento queimado

 

Ainda na linha do sustentável e consciente, temos o uso do piso de cimento queimado como uma maneira mais prática e inteligente no segmento de tendências do ano de 2022, que deixa o local com um ar mais rústico, pois não precisam de cerâmicas que consomem mais recursos do meio ambiente.

 

Uma casa eclética

 

Seguindo as tendências é possível utilizar uma ou mais dessas opções em sua casa, criando ambientes diferenciados para cada cômodo de sua residência, buscando demonstrar as múltiplas identidade dos frequentadores, tudo seguindo o equilíbrio entre os elementos.

Acima de tudo é necessário que tenhamos em mente o ambiente que desejamos para nossa casa, como demonstrado aqui, são muitas as opções que prometem transformar seu imóvel em um lugar muito mais aprazível.

Utilizar uma ou mais tendência é um desafio divertido, pois nos dá prazer em deixarmos o local que moramos mais parecido conosco.

Caso seja necessário, entre em contato conosco, estamos de braços abertos para ajudá-los no que for preciso.

Texto de Chamada

Quais as tendências para minha casa em 2022? Como transformar meu ambiente de maneira que atraia uma vibração positiva? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo, tudo que deseja saber em apenas um clique.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram