Atenção! Até 12x no cartão de crédito.

Dúvidas? 0800-8836244

Com 4% de desconto no boleto a vista ou 5% no PIX

X dicas para otimizar o canteiro de obras

O canteiro de obras é o espaço onde a mágica acontece, afinal, de um terreno vazio surge um empreendimento de encher os olhos. Para isso, porém, é preciso saber otimizar o canteiro de obras, até porque todo o processo de construção é minucioso e demanda planejamento. Ainda que pareça surgir magicamente, os empreendimentos são frutos de muita dedicação e profissionais envolvidos para executar o trabalho da melhor maneira possível. Saiba como otimizar o canteiro de obras com dicas práticas e simples!

O planejamento ajuda na otimização

O canteiro de obras deve ser pensado antes mesmo de iniciar qualquer trabalho nele. Para isso, é preciso dispor da planta do projeto para separar os espaços, planejando a área e os espaços para cada ação. Além de pensar sobre a construção, é preciso ter em mente toda a logística do canteiro de obras. Isso quer dizer os locais onde o maquinário entra e sai, trânsito da obra, fluxo de materiais, onde serão armazenados, enfim, tudo pensado antes para evitar problemas.

Atenção para organizar e limpar o canteiro de obras

Uma vez com o planejamento de toda a dinâmica do canteiro de obras, é importante estar atento a manter todo o cenário organizado e limpo. São muitos os resíduos gerados em uma construção de alvenaria, então, não tornar a limpeza parte da rotina pode atrapalhar a dinâmica planejada. Acumular esses materiais depois de terminar a etapa pode deixar o espaço até instável para os trabalhadores e recursos envolvidos. Então, torne a limpeza do espaço parte da rotina, bem como seguir seu planejamento.

Procure mão de obra especializada

Há profissionais especialistas, como apontador e almoxarife, eles podem ser fundamentais para planejamento de armazenagem de materiais. O controle de estoque e de materiais mais eficiente pode ajudar e economizar tempo, espaço e até quantidade de materiais na obra. Podem também oferecer treinamento a alguns membros da sua equipe. Eles podemos liderar esse controle de materiais e ajudar na otimização do trabalho.

Os acidentes devem ser evitados a todo custo

Um canteiro de obras não funciona sem a regulamentação necessária, como licenciamentos e obediência às NR para segurança dos trabalhadores, por exemplo. Por isso, coloque na lista a observação das condições de trabalho e de equipamentos de proteção individual usado. Sabemos que a saúde e a segurança dos trabalhadores deve ser uma das prioridades em um canteiro de obras. Além de comprometer a integridade física das pessoas, os acidentes podem trazer múltiplos transtornos.

Atue no reaproveitamento de materiais

Se você atua com uma construtora nessa dinâmica, é interessante estar atento às vantagens da otimização para aproveitamento. Um canteiro bem planejado pode ajudar a diminuir o uso desnecessário de materiais durante a obra. O que pode impactar nos custos para a empresa, ajudando a reaproveitar para outros canteiros. Seja para ajustar um preço competitivo no mercado ou causar menor impacto ambiental, são práticas muito benéficas. Otimizar o canteiro de obras pode não ser uma tarefa fácil a princípio, mas, uma vez que todos absorverem essa ideia, os resultados serão muito melhores. Seja em rapidez, custos menores e até mesmo a diminuição de problemas no dia a dia. E se quiser opções com menor geração de resíduos, venha conhecer as casas pré-fabricadas, elas podem ser uma alternativa interessante, sem canteiro de obras!
Mito ou veradade sobre casa pre fabricada

Mitos e verdades sobre casas de madeira pré-fabricadas

O sonho da casa própria é o mais frequente quando falamos sobre a população brasileira. A maioria das pessoas deseja sair do aluguel para ter o seu próprio espaço, ou até mesmo quer começar a investir no mercado imobiliário construindo casas e vendendo posteriormente.

Leia mais »