aumente a durabilidade da casa de madeira

X dicas para aumentar a durabilidade da sua casa de madeira

13 de junho de 2020 Off Por admin
São inúmeros os benefícios sobre escolher a madeira para a construção de casas. Os norte-americanos são conhecidos por preferirem casas de madeira por causa da disponibilidade do material no país. Já no Brasil, país abundante em recursos minerais, a construção de casas é feita preferencialmente utilizando tijolos, derivados de pedras, entre outros.

Aspectos positivos para a escolha da madeira na construção

Primeiramente, um dos aspectos mais notórios do uso da madeira é sua alta durabilidade. A estrutura do material, quando corretamente preparada para a construção civil, é capaz de suportar inúmeros imprevistos ambientais, como chuvas, temperaturas elevadas e até terremotos. Além disso, a madeira apresenta as seguintes qualidades: • Acessibilidade: o material é econômico e oferece mais vantagens que o tijolo, material normalmente escolhido para a construção de casas. Mesmo não sendo comum no Brasil, utilizar a madeira garante a mesma ou até maior qualidade que a alvenaria; • Resistência: a força da madeira é indiscutível e, mesmo assim, é um material que permite diversos planejamentos de design e decoração. A alta resistência ao tempo é uma das principais vantagens da madeira; • Sustentabilidade: a madeira despende de menos recursos orgânicos, pois é um material natural que não necessita de tantos processos industriais como outros componentes da construção civil; • Rapidez: construir uma casa de madeira é consideravelmente mais rápido quando comparado a outros materiais. Além disso, a manutenção de uma casa de madeira pode ser realizada de forma mais econômica e facilitada, pois geralmente implica em renovação de verniz e impermeabilização.

4 dicas de cuidados essenciais para a durabilidade da casa de madeira

1. Verniz: feitos à base de água ou de solventes, os vernizes devem ser aplicados principalmente na madeira que fica exposta às ações do tempo. É importante garantir que o produto seja aplicado por no mínimo três vezes, para que a proteção seja potencializada. Caso o desejo seja o de manter a madeira protegida, porém com aspecto natural, recomenda-se o uso do verniz marítimo. 2. Aplicação de produto: um cuidado indispensável é o de assegurar a pouca umidade da madeira para prosseguir com a aplicação de produto. Madeiras jovens ou muito velhas também podem necessitar de um tratamento especial antes da manipulação dos cuidados para sua proteção. 3. Impregnantes ou stain: a aplicação de impregnantes garante a proteção contra umidade e fungos na madeira. É uma das melhores opções para quem deseja conservar o aspecto natural da madeira, pois o produto não altera sua aparência, não descasca e não trinca. 4. Óleo de peroba e óleo de linhaça: a peroba e a linhaça compõem dois óleos fundamentais para a saúde da madeira. É importante atentar-se que o óleo de peroba pode escurecer a madeira clara, portanto, é preferível que o óleo de linhaça seja o escolhido. O recomendado é que os óleos sejam passados em seus respectivos materiais por pelo menos uma vez por mês.

Escolhendo a melhor opção

As vantagens sobre escolher a madeira como material primário da sua casa são diversas. Para entender mais sobre o assunto, visite o blog e fique por dentro das principais novidades.