Como é feita a montagem do Wood frame?

A técnica de construção em Wood Frame, que significa Estrutura de Madeira em inglês, utiliza perfis de madeira e placas estruturais para construir casas e edificações, tornando as obras mais rápidas e sustentáveis, uma vez que a madeira empregada é a de reflorestamento.

Bastante comum em algumas partes da Europa, nos EUA e Canadá, essa técnica ainda é pouco utilizada aqui no Brasil e, assim como o Steel Frame, ela faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável).

Ficou interessado? Então, conheça mais sobre como funciona o Wood Frame e o seu processo de montagem nas construções.

Principais características

A madeira de reflorestamento adotada para o Wood Frame, que normalmente é o Pinus ou o eucalipto, deve estar totalmente seca e livre de nós, resíduos ou quaisquer imperfeições.

Essas peças são feitas em fábrica, com as devidas dimensões, e saem prontas para a montagem no local da obra. Vale ressaltar que, para a confecção das peças estruturais individuais, existem as orientações do Projeto de Estrutura de Madeira previstas na NBR 7190/1997.

Em termos de composição, os montantes e travessas da parte estrutural são feitos de madeira maciça, já as chapas de revestimento são compostas de OSB (Oriented Strand Board), que consistem em Painéis de Tiras de Madeira Orientadas.

Leia sobre as casas de madeira maciça

Montagem do Wood Frame

O início de uma construção em Wood Frame se dá pela instalação de toda a parte estrutural de madeira, que consiste no esqueleto para a sustentação do edifício. A partir daí, se faz o preenchimento das paredes com mantas que servem como isolante térmico e acústico, seguido pelas etapas de cobertura e vedação.

Portanto, a montagem das paredes de Wood Frame se dá por camadas, em que a madeira estrutural fica no centro, sendo amparada por placas de OSB e são instaladas juntamente com uma placa cimentícia e o gesso acartonado.

Basicamente, os componentes que formam a estrutura de Wood Frame na parede são:

• Estrutura de madeira;
• Chapa OSB;
• Lã de PET 75 mm;
• Manta de Impermeabilização Transpirante;
• Ripas e Manta de Borracha;
• Placa Cimentícia;
• Gesso Acartonado.

Para as instalações hidráulicas e elétricas, são feitas aberturas para comportar o encanamento e toda a estrutura necessária. E, a fim de garantir o conforto térmico, o preenchimento na parede pode ser feito com mantas de lã de rocha ou vidro.

Wood Frame em áreas molhadas

Nos cômodos que exigem um cuidado extra por conta da umidade, como banheiro e cozinha, por exemplo, a técnica de Wood Frame prevê a utilização de placas cimentícias com selador acrílico antifúngico, além da pintura à base de resina acrílica pura. Assim, é possível instalar as placas de gesso acartonado e o tipo de revestimento desejado, como azulejos.

Nesse caso, se recomenda o uso de drywall com placa resistente à umidade, também conhecida como Placa Verde. Esse material evita danos à estrutura de Wood Frame, protegendo-a da umidade que é comum nesses ambientes, como respingos e vapor condensado.

Ficou interessado na técnica de Wood Frame? Então saiba como funciona uma casa pré-fabricada e conheça todas as suas vantagens!

Três modelos de chalé de madeira produzidos pela Minha Casa Pré-Fabricada

3 modelos de chalé de madeira para investir sem medo

Investir em chalés pode ser uma decisão promissora para aqueles que desejam ingressar no mercado imobiliário de hospedagem. Com a crescente demanda por espaços de acomodação acolhedores e confortáveis, os chalés se tornaram uma escolha popular para turistas e viajantes em busca de experiências únicas.

Neste artigo, exploraremos 3 modelos de chalés que prometem ser investimentos atrativos em 2024, cada um oferecendo suas próprias vantagens e características distintas.

Leia mais »
Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá tudo bem? Seja bem vindo (a) a Minha Casa Pre Fabricada Qualquer dúvida pode me chamar!