Podemos notar no mercado modelos de casas mais inovadoras e sofisticadas, inclusive, uma que está ganhando bastante destaque é a Tiny House, pois, além de ser bastante versátil, é um modelo que visa a proximidade com a natureza.
Traduzida do inglês, Tiny House, significa casa minúscula. Porém, não se resume apenas a isso, o seu tamanho é apenas um detalhe, afinal, trata-se de uma casa rústica e menor do que as mais comuns, porém, muito aconchegante, minimalista e sustentável.
Como Robson Lunardi (dono da empresa Tiny House Brasil) afirmou: “Uma Tiny House é onde tem alguém vivendo e colocando em prática a filosofia de um consumo consciente”, que é algo que necessitamos atualmente, o consumo consciente.
Mas, você sabia que existem diversos modelos atualmente? Então, acompanhe o nosso post até o final e fique por dentro do assunto!
Tiny House sobre rodas
Uma ótima opção para quem não tem terreno, afinal, é construída em cima de um chassi. Com essa instalação, você não precisa pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), já que não ocupa um terreno fixo e nem Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já que não tem motor (diferente de um motorhome).
É fundamental que esteja de acordo com as medidas e sinalizações necessárias e estabelecidas por lei. Ela pode permanecer em vias públicas (o tempo e permissão varia de acordo com a prefeitura) ou em terrenos alugados, como campings.
Tiny House fixa
Apesar da filosofia da tiny house se basear em mobilidade e liberdade, você não precisa estar sobre rodas para ter uma casa assim e ser sustentável. Então, a tiny house fixa, trata-se de se ter sua casa em um terreno fixo, porém, não abrindo mão do minimalismo e sustentabilidade.
Por mais que seja pequena, por ser em um endereço fixo, será necessário que se pague o IPTU.
Tiny House transportável
É um modelo construído sem fundação e é a mistura dos dois modelos citados anteriormente. Afinal, apesar de não poder trafegar normalmente pelas estradas, como a tiny house sobre rodas (pois não é legalizada como veículo), ela pode ser içada e transportada.
Pode, também, ficar fixamente em um local por determinado período. Se pagará IPTU ou não, dependerá da legislação municipal de onde estiver localizada.
Vantagens de ter uma tiny house
- Sustentabilidade: Na sua construção, são utilizados materiais ecológicos e além de ter menor consumo de energia, são utilizados painéis solares.
- Aventuras: Com uma tiny house (móvel ou sobre rodas), você não se prende a um lugar, podendo conhecer o mundo sem deixar o conforto da sua casa.
- Melhor organização: Muitas pessoas acabam tendo problemas com o acúmulo de coisas desnecessárias e ao morar numa tiny house você precisa ser mais seletivo e organizado. Inclusive, por ser pequena, demanda menos tempo e trabalho na hora da limpeza.
- Espaço: Caso o seu terreno seja pequeno, a tiny house fixa é perfeita para você. Caso você não tenha um terreno, a tiny house móvel ou sobre rodas foi feita para você!
Gostou do nosso post? Então visite o nosso site e escolha sua tinyhouse.