Por que utilizar tijolos ecológicos na minha construção?

O movimento de preservação do meio ambiente está ganhando força e cada vez mais somos surpreendidos com diferentes formas de contribuição. Tijolo ecológico, por exemplo, é uma delas. A novidade é uma excelente opção para as pessoas que desejam construir suas casas e para líderes de obras também. Além de ser mais responsável ecologicamente, o tijolo se destaca ainda como uma alternativa com bom custo-benefício. Confira, a seguir, o que, de fato, é esse material e por qual motivo você deve usá-lo na sua obra.

O que é o tijolo ecológico?

Ecológico é o nome dado ao tijolo em questão, devido ao baixo impacto ambiental promovido com o seu uso. A sua fabricação também faz parte da preservação do meio-ambiente, afinal, aplica diversos pontos de sustentabilidade durante o processo. Tijolo ecológico é produzido com resíduos da construção, ou seja, há reaproveitamento de muitos materiais que, antes, seriam descartados. Dessa forma, existem dois motivos para que o selo de ecológico seja justificado: 1. Além do material, o processo de cura da fabricação envolve sombra e água. Já os tijolos tradicionais, a partir da queima da lenha, liberam poluentes no ar; 2. A forma do tijolo ecológico possibilita o menor uso de cimento nas obras, bem como outras peças e tarefas. Confira os principais modelos de tijolo ecológico: – Encaixe a seco, de argila; – De resíduos; – Solo-cimento.

Principais diferenças entre o tijolo ecológico e o tradicional

Já explicamos o que é um tijolo ecológico, mas para quem não entende muito dessa área, é possível ter restado alguma dúvida quanto à diferença entre ele e o tradicional. E, de fato, algumas propriedades dos dois modelos são bem diferentes, como a resistência à compressão e porosidade, por exemplo. Enquanto os tijolos tradicionais apresentam números melhores quanto à resistência, os ecológicos mostram resultados satisfatórios e ainda não prejudicam o meio-ambiente. Trata-se, portanto, de uma alternativa muito viável e positiva. Entre os modelos que comentamos de tijolos ecológicos, também há diferenças. E para que a obra flua corretamente e como esperado, é preciso que a equipe estude e saiba lidar com esses materiais e suas especificidades.

Por que usar tijolos ecológicos?

A principal vantagem do tijolo ecológico o próprio nome já entrega: a sustentabilidade, o zelo com o planeta. No entanto, existem alguns outros motivos que convencem a utilizar material, mesmo que a pessoa não seja adepta à movimentos sustentáveis. Um deles é o custo-benefício. Esses tijolos reduzem o custo da obra, uma vez que alguns modelos são mais baratos de produzir e também pois diminuem a quantidade de material usada em paralelo. Falando em termos mais técnicos, o tijolo ecológico também proporciona isolamento melhor, seja acústico ou térmico. O ar circula entre os furos que compõem o formato do material. Isso faz com que o ambiente seja isolado. Aliás, o seu formato de encaixe facilita a conta e compra de material exato, evitando desperdício de recursos. Os furos também agilizam os processos da obra. Agora, não é mais preciso quebrar paredes para colocar canos. Esses espaços servem para isso também. A resistência à umidade é outro ponto favorável. Assim, fica mais fácil evitar mofo e infiltrações. Dessa forma, fica provado que os tijolos ecológicos possuem eficiência e muitas vantagens, comparando com modelos não tão sustentáveis. É possível economizar natureza, tempo e dinheiro! Caso você tenha dúvidas ou interesse pelo assunto, acesse o nosso site!