Já se foi o tempo em que as técnicas utilizadas nas construções, principalmente de casas, exigiam um investimento enorme de dinheiro e de tempo. Hoje, quanto mais eficiente um projeto for, mais valorizado e, consequentemente, procurado, ele será.
Esse é exatamente o caso dos sistemas construtivos conhecidos como wood frame e steel frame, que utilizam estruturas pré-fabricadas para garantirem economia de recursos, além da capacidade de se adaptarem muito bem em praticamente qualquer terreno.
Mas, você sabe quais são os componentes usados nessas técnicas e que permitem sua enorme popularização e sucesso? Para descobrir, é só continuar com a gente até o final deste artigo!
Afinal, o que é wood frame e steel frame?
Uma das principais vantagens de optar por uma construção em wood frame (estruturas de madeira) ou steel frame (estruturas de aço) é que ambas, fazendo parte de um sistema que inclui materiais pré-fabricados, dispensam o uso de cimento e permitem que a obra seja finalizada em um curto espaço de tempo.
Nos dois casos são utilizados uma espécie de “esqueleto” ou moldura (como o próprio nome diz) extremamente leves, feitos de aço ou madeira, que compõem um espaço assim que são levantadas e ordenadas. Esses espaços, ainda, não se limitam às tradicionais casas, podendo incluir também galpões e até mesmo prédios.
Ao contrário do que acontece nas construções tradicionais, que usam concreto ou blocos de cerâmica, tais estruturas são fechadas externamente por placas de cimento e, internamente, por placas de gesso. Assim, basta utilizar tinta, papel de parede ou qualquer outro método decorativo para que tudo fique padronizado, sem que a diferença de materiais seja notada.
Conheça os componentes de uma construção em steel frame
Uma estrutura steel frame consiste, basicamente, em um esqueleto formado por colunas (verticais) e vigas (horizontais) que são encaixadas e parafusadas (em alguns casos soldadas), formando uma espécie de grade ou placa reta. As vigas, nesse caso, são responsáveis por suportarem as cargas aplicadas lateralmente, enquanto as colunas se responsabilizam pela transferência das cargas de compressão.
Logo, para que suportem os pisos, telhados, paredes e revestimentos, as construções em steel frame possuem os seguintes componentes:
- Elementos da estrutura primária: colunas e vigas de aço que formam um painel estrutural e que possuem encaixes pré-soldados, facilitando a montagem;
- Elementos da estrutura secundária: painel de aço, isolamento termoacústico, placa de drywall e revestimento.
O uso desses componentes permite que a estrutura seja transportada para o canteiro de obras praticamente pronta, exigindo apenas os encaixes e finalizações do projeto.
Conheça os componentes de uma construção em wood frame
O wood frame vêm se popularizando ano após ano, principalmente por conta de sua praticidade e leveza, pontos que colaboram para uma construção mais rápida e econômica.
Entre seus principais componentes estão:
- Travessas: parte horizontal da estrutura, responsável por oferecer suporte às janelas do projeto;
- Montantes: parte também horizontal, responsável por definir o pé-direito (altura) da construção;
- Barroteamentos: grupo de barrotes (peças de madeira) que oferecem suporte aos pavimentos superiores ao térreo;
- Chapas: de revestimento vertical e de assoalhos;
- Fita de borracha impermeável: une as fundações e peças;
- Mão-francesa: estrutura capaz de sustentar e dar apoio às extremidades de uma construção;
- Placas cimentícias: painéis prensados e impermeabilizados, utilizados para a vedação e revestimentos de pisos e paredes;
- Instalações elétricas e hidrossanitárias: instalações padronizadas, semelhantes às utilizadas nas demais construções.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal aproveitar para conhecer os nossos projetos? Para isso, basta acessar o nosso site!