steel frame entenda suas principais características

Steel Frame: entenda o que é e as suas principais características

10 de setembro de 2020 Off Por admin
Quem já construiu sabe da dor de cabeça que o sistema convencional de alvenaria traz. Grande consumo de água, sujeira massiva, entulho, atraso no prazo de entrega e aumento inesperado de orçamento são alguns destes problemas. A boa notícia é que, pouco a pouco, o sistema Steel Frame se solidifica em terrenos brasileiros para mudar a concepção de construção com sustentabilidade, alto desempenho, barateamento da construção e limpeza da obra. Curioso para conhecer o que é o Steel Frame? Veja a seguir como você pode revolucionar sua construção.

Steel Frame

Sendo totalmente o oposto da alvenaria, o Steel Frame surgiu como um sistema altamente tecnológico, de construção rápida, sustentável e cabível no bolso. Como seu nome diz, é uma estrutura de aço, chamado também de construção seca por não utilizar água no canteiro de obras. Obviamente, também não faz uso de tijolos e concreto durante a montagem de paredes. Ele é indicado para qualquer tipo de construção, mas quando se trata de prédios, eles só podem ter até quatro andares. Este sistema foi bastante aplicado na construção de casas do pós-guerra justamente por ser rápido e barato. Além disso, é bastante destacado em relação à estética quando comparamos sua estrutura às demais.

Principais características

No fechamento externo, a estrutura é composta de aço galvanizado tratado com anticorrosivos, que possui vida útil superior a 100 anos. Contém placa de OSB (Oriented Strand Board), um painel de tiras prensadas de madeira reflorestada utilizada como contraventamento da estrutura de aço. Toda esta estrutura é vedada com uma membrana de barreira de vapor, responsável por impedir a umidade e permitir a transpiração da construção. Para revestir as paredes, a placa cimentícia é a mais utilizada no Steel Frame e, com acabamento em base coat, as paredes ficam planas e prontas para qualquer outro tipo superior de revestimento. As paredes internas são feitas com drywall, gesso acartonado. Para o isolamento termoacústico, é utilizado nesse sistema a lã de vidro ou de PET, que cumpre bem o papel de diminuir a transmissão de sons e manter a temperatura interna estável de acordo com as estações. Uma de suas características favoritas é que a geração de resíduos é quase nula, já que o Steel Frame é definido em projeto e isso barateia e acelera a construção, além de ser limpa.

Vantagens e desvantagens

A começar pelas vantagens, já citamos que a construção do Steel Frame é extremamente rápida, isso acontece porque seus componentes já são pré-fabricados. Além disso, sua precisão de execução é maior, o que reduz os erros e faz com que ele seja mais confiável. O aço galvanizado é leve e não gera grandes esforços de carga, isso resulta na redução do peso da estrutura. Ele é totalmente sustentável por não utilizar água e produzir pouco resíduo na construção. Sendo sustentável, ele é uma forma barata de construção e também de mão de obra, o que é desejável para construções verdes. Por fim, o sistema Steel Frame contém melhor isolamento termoacústico e não é necessário quebrar paredes para fazer instalações, já que são realizadas antes do fechamento de drywall. É também uma estrutura mais resistente a ventos e abalos sísmicos. Nas desvantagens, encontramos pouca mão de obra especializada por não ser muito frequente no Brasil e o limite de pavimento que chega apenas a 5 andares. Está procurando por um marketplace de casas pré-fabricadas? Conheça nossos projetos, temos a melhor opção de construção para você. Venha conferir!