Reforma casa steel frame

Reforma de casa em Steel Frame

19 de dezembro de 2021 Off Por RENATO FERREIRA
Quando falamos em construção e reforma de casa, há vários modelos existentes. Alguns crescem e ganham importância, como é o caso do Steel Frame. Este formato, que prevê a utilização de estruturas de aço (steel, em inglês, é justamente aço) para servir como a base, o esqueleto da obra que será feita, ganha cada vez mais espaço. Ele traz grandes vantagens, como maior agilidade na obra, o que é uma ótima pedida quando o objetivo é entregar o resultado, sem perder qualidade, o mais rápido possível. Mas nosso objetivo aqui é mais específico: mostraremos como funciona a reforma de casas construídas sob formato Steel Frame. Esta é uma dúvida que, certamente, aparece para as pessoas e grupos que apostam neste estilo, mas depois querem realizar alguma alteração e não sabem exatamente como proceder. Por isso, fique conosco até o fim deste conteúdo e entenda perfeitamente o que precisa ser feito e como funciona o momento da reforma de uma casa feita a partir de Steel Frame.

Reforma de casa em Steel Frame

Para mostrar melhor como funciona, é importante lembrar que a reforma pode ser em diversos pontos diferentes, certo? Isso vale para uma casa de alvenaria, e também para construídas a partir das estruturas de aço galvanizado. Por isso, passaremos pelas características da reforma em cada aspecto. Começando pela questão das paredes, que talvez tragam uma curiosidade extra. Afinal, se a estrutura é feita com Steel Frame, como reformar as paredes sem riscos de que a base se danifique? O primeiro passo é saber bem em quais placas e componentes de aço serão necessárias as alterações. Este mapeamento prévio é essencial para que não seja preciso mexer em locais perfeitos e que poderão seguir estruturados como já estavam. As paredes em casas em Steel Frame costumam ter o revestimento externo, além das placas e de um elemento chamado membrana hidrófuga, que faz a proteção e ainda permite que as paredes não armazenem muita água, o que poderia gerar problemas com umidade. Com ajuda especializada, é possível passar o plano de reforma para que seja mapeado quais blocos serão mexidos. Se for apenas uma pintura ou questão externa, a base nem será mexida. Se a intenção for realizar mudanças estruturais, aí é preciso saber quais placas serão trocadas, sempre com auxílio profissional. Quando bem-feito, este processo não demanda mudanças complexas. Mexe-se nas placas pré-definidas e a base se mantém.

Reformas no telhado

Além das paredes, o telhado também costuma ser um foco de reformas, em todo tipo de casa. Não seria diferente com as construções feitas com Steel Frame. Geralmente, esta parte nas casas com placas de aço é feita com fibra de vibro e também uma manta asfáltica. Além disso, o acabamento garante uma maior capacidade de proteção contra os raios solares, evitando que a casa se torne um verdadeiro forno. Como o conceito de Steel Frame já aponta, o uso de placas e estruturas prontas permite que a reforma do telhado seja muito facilitada. Como ele está acima da estrutura, não é necessário ter o mesmo nível de precaução em relação às paredes, que formam uma base sólida e precisam ser calmamente mexidas em uma reforma. O telhado, por sua vez, é um complemento por cima da base. Portanto, a necessidade de alteração pode ser facilmente cumprida. Basta identificar o que será preciso mexer, seja por vontade ou necessidade, e realizar uma troca simples. Tira-se a placa, ou as placas, desejadas e coloca-se outras novas. Isso é muito útil quando o único objetivo é garantir a manutenção, sem intenção de mudar a ordem dos fatores no telhado. Em pouco tempo, e com pouco esforço, esta mudança é realizada. Esta é uma grande vantagem, inclusive, do Steel Frame como um todo: a praticidade para realização de qualquer manutenção. Em construções de alvenaria, a sujeira é maior, o desgaste também. Ou seja, até pensando em deixar tudo mais fácil, optar por placas produzidas anteriormente é uma ótima pedida.

Sistemas elétricos e hidráulicos

Chegamos, agora, aos sistemas da casa em Steel Frame. Seja para reformas na eletricidade ou nos componentes hidráulicos, é importante saber como fazer. Começando pelas questões da rede elétrica, não há grandes segredos. Na prática, é muito semelhante ao que é feito nas reformas em parede. Primeiro, é preciso mapear as placas nas quais a eletricidade está passando de maneira mais efetiva, entendendo também em quais pontos serão feitos os reparos e reformas. Feito isso, é preciso realizar a retirada, tanto da membrana hidrófuga, como também da placa em si. Além, é claro, de tirar os elementos que formam o revestimento externo. Desta forma, o espaço estará aberto para as reformas na rede elétrica. Quando concluídas, todos os componentes são recolocados e está pronto. Bem mais simples do que ter que quebrar uma parede de alvenaria, não é? É a praticidade. Por fim, o sistema hidráulico. Neste caso, vale um detalhe: muitas casas em Steel Frame usam um modelo chamado PEX. Ele é um elemento que centraliza o envio da água para cada ponto, seja pia, chuveiro etc. Se a casa tiver este dispositivo, a reforma é super fácil, bastando mexer nele para encontrar algum erro ou realizar alteração. Caso o formato usado seja “normal”, a lógica é a mesma do sistema elétrico: mapeamento de onde será feita a mudança, atuação específica nas placas de aço do espaço, assim como os demais componentes. Feito, tudo volta ao local sem maiores problemas e a reforma foi feita. O que fica claro, portanto, é como se torna fácil realizar a reforma de uma casa em Steel Frame. Não é preciso ter nenhuma preocupação com dificuldades pelo fato de as placas serem conectadas e preconcebidas. Na verdade, é tudo muito simples e rápido, o que se torna um diferencial, já que reforma é algo que, geralmente, deixa as pessoas cansadas. Gostou de saber mais sobre Steel Frame? Conheça mais, também, sobre nós. Somos uma empresa especializada em vendas de kits pré-fabricados e estamos à disposição para diferentes projetos. Não perca tempo e fale conosco, ficaremos felizes em atender a sua necessidade.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram