Além de charmosas, as construções de madeira são rústicas e aconchegantes. É um estilo de construção que cativa até mesmo quem não é muito fã do uso de madeira em construções.
Os mais céticos se perguntam sobre a durabilidade desses prédios, afinal, quanto tempo dura uma construção de madeira? A resposta para esse questionamento pode variar, afinal, existem imóveis de madeira com mais de setecentos anos.
E na hora de escolher a hospedagem ideal para o seu merecido descanso, acrescente as pousadas, hotéis, chalés e cabanas de madeira na sua lista de favoritos.
A seguir, conheça um pouco mais sobre esse tipo de construção, sua duração e o que torna os prédios de madeira tão especiais.
A qualidade determina a vida útil das construções de madeira
Para se ter uma ideia, as Ilhas Faroe conservam em seu território as construções em madeira mais antigas do planeta. A chamada ‘Fazenda do Rei’ data do ano de 1100. Até hoje as propriedades permanecem intactas e, apesar de inabitadas, as construções da fazenda continuam inteiras.
Um dos segredos para uma construção de madeira durar tantos séculos, é, com certeza, a qualidade da madeira. Madeiras como Pinus e Eucalipto costumam precisar de manutenção periódica.
Madeiras consideradas nobres dispensam a manutenção recorrente. Isso acontece graças à maior durabilidade a insetos como cupins e brocas-de-madeira, e ataques de fungos. Mais resistentes aos desgastes provocados por chuvas e exposição ao sol, as madeiras ‘de lei’ garantem o uso adequado e prolongado dos imóveis.
Madeira adequada e projeto: estilo e beleza
Existem diversas formas de utilizar a madeira na construção civil. Alguns optam pelas vigas expostas, outros utilizam toras na construção das paredes – como acontece com as cabanas – e outros preferem o uso de tábuas.
O projeto deve ser bem elaborado e adequado, tanto ao uso que se deseja dar à madeira quanto à aparência do lugar. E o tratamento dado à madeira ajudará o projeto a durar mais, décadas e até séculos, como vimos anteriormente.
Entretanto, projetos mais modernos utilizam a madeira lixada e tratada em ambientes conectados, dando aquela sensação de estar em um local aconchegante sem deixar de ser inovador.
Isolamento térmico natural e conforto o ano todo
A madeira é bastante utilizada em países mais frios, com incidência de neve – é o que se observa da arquitetura dos Estados Unidos da América, por exemplo.
Nos estados brasileiros com inverno mais rigoroso, as casas de madeira costumam ser bastante comuns também, mesmo na cidade, construídas sobre bases de alvenaria e protegidas para evitar o apodrecimento da madeira em contato com a terra.
A madeira torna o clima mais ameno dentro de casa durante o ano todo. Além da durabilidade da madeira, o tratamento da madeira pode torná-la mais resistente às mudanças climáticas.
Com a madeira nobre durando até mais que a alvenaria, as construções de madeira oferecem uma experiência diferenciada aos hóspedes de hotéis, pousadas e para quem escolheu morar em uma casa com estilo rústico.
Não se deixe enganar pelo estilo campestre que a madeira oferece, a rusticidade da aparência traz consigo conforto, a sensação de aconchego e o estilo que outras construções não oferecem.