A busca por opções mais baratas e eficientes no setor da construção civil trouxe como resultado alternativas modernas e práticas para quem busca realizar uma obra.
As opções de estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas são exemplos de como avançamos em relação à execução de serviços, mas engana-se quem pensa que não há diferença entre as duas.
Estruturas pré-moldadas
As estruturas pré-moldadas são aquelas confeccionadas em um local específico, longe de seu ambiente definitivo. São produzidas e inspecionadas por profissionais qualificados, mas seu processo de controle de qualidade não é muito rigoroso.
Já os móveis pré-moldados são aqueles adquiridos com acabamento finalizados, mas é o comprador que deve montá-los em seu local definitivo, ou seja, as peças apresentam encaixes específicos que facilitam sua montagem final.
Estruturas pré-fabricadas
As estruturas pré-fabricadas são conhecidas por seu rigor na fabricação e fiscalização das peças. Elas são produzidas em fábricas específicas e recebem atenção especial de pessoas especializadas em sua confecção.
Geralmente são peças maiores e mais pesadas, por isso sua fabricação exige tecnologias avançadas e maquinário adequado, além de mão de obra qualificada.
Quando são finalizadas, as peças são identificadas com a data de fabricação e o tipo de material utilizado em sua confecção. Todo esse rigor confere maior durabilidade para as peças, fazendo com que esse tipo de estrutura torne-se mais confiável.
Essa também é a principal diferença quando nos referimos aos móveis pré-fabricados: O rigor de fiscalização é muito maior nesse tipo de produto, já que são produzidos em fábricas especializadas, com estrutura própria e com pessoal qualificado para o trabalho.
Vantagens de produtos pré-fabricados e pré-moldados
A grande vantagem de adquirir produtos e estruturas pré-moldados e pré-fabricados é a economia que eles proporcionam, já que garantem agilidade no processo de construção e montagem e evitam desperdício de matéria prima, pois em ambas, o encaixe será exato.
Além disso, essas são opções mais sustentáveis, pois utilizam materiais encontrados em abundância no meio ambiente como areia, pedra e cascalho.
Também vale a pena destacar a versatilidade que produtos pré-moldados e pré-fabricados oferecem, já que é possível consegui-los em diversas cores, tamanhos e formatos, de forma que fiquem exatamente como planejados pelo consumidor.
Sem dúvidas ambas as opções são práticas e muito viáveis para qualquer construção.
Afinal, qual escolher?
Como percebemos ao longo do texto, ambas as opções são extremamente práticas e funcionais, mas a principal diferença entre produtos pré-moldados e pré-fabricados está no rigor de sua fabricação, impactando a durabilidade do material final. É importante destacar que isso não significa que a qualidade das estruturas pré-moldadas seja inferior.
O tamanho e peso das peças pré-fabricadas podem ser um empecilho para algumas obras, nesse caso, é mais viável escolher as pré-moldadas.
Também é possível mesclar as duas estruturas na mesma obra, dependendo do tipo de projeto e da viabilidade de cada estrutura. Tudo dependerá da finalidade do projeto e do orçamento disposto a ele.
Agora que você já sabe diferenciar as estruturas pré-montadas das pré-fabricadas, visite nosso site e escolha a ideal para sua obra.