Utilizadas tanto em construções industriais quanto comerciais, as estruturas pré-moldadas proporcionam agilidade e versatilidade nos processos, sendo uma alternativa eficaz para a organização da obra e que representa um ótimo custo-benefício. E, diante do cenário econômico atual, empresas de todos os segmentos buscam, ainda mais, formas de reduzir os custos e de otimizar as suas atividades.
Esse é um dos principais motivos para que haja uma preferência pelos pré-moldados nos projetos de engenharia civil, seja para a confecção de lajes, vigas, pilares, ou outras peças, uma vez que esse tipo de estrutura permite também racionalizar os recursos utilizados na obra, reduzindo o desperdício. Então, confira de que forma as estruturas pré-moldadas ajudam na organização da obra.
No tempo certo
Enquanto as atividades da construção estão acontecendo, é possível realizar a confecção dos pré-moldados em paralelo, o que proporciona maior agilidade e permite que as estruturas fiquem prontas no tempo certo. Isso facilita o gerenciamento dos processos e o controle da obra, que, por sua vez, pode ser finalizada em menos tempo.
Durante o processo de terraplanagem, por exemplo, as principais estruturas já podem começar a ser moldadas, com o objetivo de que fiquem disponíveis no momento necessário de utilizá-las na construção.
Canteiro de obras mais organizado
Como, na maioria das vezes, as estruturas pré-moldadas são produzidas dentro de um parque fabril e chegam prontas ao canteiro de obras, não é preciso fazer a criação dos moldes, lançar concreto, curar o material. Assim como, não demanda um local apropriado para armazenamento, o que disponibiliza mais espaço e contribui para manter a limpeza do local, evitando ainda o acúmulo de resíduos indesejados.
Caso as estruturas sejam moldadas no local, a organização se mantém, uma vez que deverá haver uma área específica para a produção dos pré-moldados, sem influenciar no andamento da obra.
Orçamento em dia
É bastante comum que o orçamento inicial de um projeto seja excedido na fase da obra, por uma série de fatores. E com o uso de estruturas pré-moldadas, confeccionadas por processos industriais, há uma supressão de grande parte da mão de obra e também dos custos com fôrmas e moldes, representando uma redução significativa nos gastos e favorecendo o equilíbrio do orçamento.
Além disso, a produção dos pré-moldados é possível independente das condições climáticas, o que acaba por otimizar os processos, evitando atrasos, imprevistos e, consequentemente, prejuízos.
Versatilidade e sustentabilidade
As peças pré-moldadas são instaladas por meio do encaixe, chegando ao canteiro de obras devidamente dimensionadas, adaptadas e com o acabamento solicitado pelo cliente.
Por isso, esse tipo de estrutura gera menos sujeira e resíduos extras, não havendo sobras ao final da obra que normalmente seriam descartadas, o que, além da economia, facilita o andamento dos processos de construção, que ganha ritmo, agilidade e organização.
Se você é um fornecedor do ramo da construção civil e quer potencializar os seus resultados contando com mais um canal de vendas on-line, entre em contato com a equipe do Sem Atravessador, o marketplace que conecta a sua empresa com potenciais clientes.