Quanto custa um galpão pré-moldado? Tire todas as suas dúvidas

Uma das maiores tendências de grandes construções é o galpão pré-moldado. Ele possui diversos benefícios que fazem seu investimento ser certeiro para obter bons resultados atrelados a bons retornos e também baixo impacto em seu bolso, claro. São diversos os motivos pelos quais esse investimento é preferível ao modelo tradicional. Algumas dessas vantagens são as seguintes: – Estruturas planejadas e fabricadas de antemão; – Economia por causa dessa antecipação; – Previsão do processo da obra do galpão (ou seja, tempo de execução menor); – Qualidade de materiais; – Maior facilidade de se trabalhar (portanto, maior eficiência do andamento da obra). As vantagens são ótimas, mas e quanto aos custos deste tipo de construção de galpões? Para responder a essa pergunta, precisamos pensar, primeiramente, nos detalhes que tangem esse tipo de obra. Continue a leitura e confira junto com a gente quais são esses detalhes!

Custos quanto aos tipos de destinação

Quando se idealiza a construção de um galpão, certamente já se sabe bem qual será seu destino. E para um galpão pré-moldado, isso influencia e também auxilia em diferentes fatores dentro da construção, como pontos elétricos e hidráulicos, tipos de material, planejamento entre outros fatores. Assim, a construção de galpões destinados ao setor de alimentos pode variar, e muito, em relação aos destinados ao setor metalúrgico, ou ainda ao setor automobilístico. Claro, aqui estamos nos valendo de “pequenos” detalhes dentro de cada setor, já que uma das principais vantagens dentro desse tipo de construção é justamente a flexibilidade em se ajustar a diferentes funções.

Custos quanto às matérias-primas

Os galpões pré-moldados podem ser desenvolvidos por meio de dois materiais: concreto ou aço. A estrutura de concreto é a mais comum e tradicional no Brasil. A estrutura em concreto pré-fabricados possui as seguintes vantagens: – Uso de placas de concreto feitas sob medida; – Projeto econômico; – Facilidade em se encontrar mão de obra especializada; – Possuem qualidade e durabilidade (sobretudo para usos em atividades industrias com materiais corrosivos); – Maior rapidez na execução das obras, pois pode ser arquitetado em paralelo às fundações do galpão; – O andamento da obra não é tão afetado pelos períodos chuvosos. Por outro lado, o chamado “steel frame” é um sistema de construção cuja estrutura se dá pelo aço galvanizado. Essa é uma tendência em diversos países e que cada vez mais está tomando forma na nossa terra. Entre tantas características, podemos destacar: – Sistema sustentável ao meio ambiente – construção mais eco-friendly; – Redução de resíduos de obra e desperdício; – Uso mínimo ou nulo de água (por isso é também chamado de “construção seca”); – Estética que se diferencia, permitindo projetos arquitetônicos mais arrojados; – Grande vida útil (tratado com materiais anticorrosivos); – Estrutura mais leve (devido ao baixo peso do aço galvanizado); – Grande custo-benefício.

Existem outros fatores relevantes?

Sim, existem outros pontos a serem levados em consideração quando se pensa no custo desse investimento, como: – Tamanho do espaço destinado ao galpão; – Tipos de pilares (concreto ou aço); – Tipo de cobertura e paredes; – Existência ou não de mezanino. Este e outros tipos construção, como belíssimos wood frames, você pode conferir em nosso site! E até a próxima!