Experiência rural: x dicas para um passeio diferente

Experiência rural: x dicas para um passeio diferente

12 de agosto de 2022 Off Por Renato Farias Ferreira

Se envolva com a cultura

 

Um dos principais diferenciais de optar por uma experiência rural é a oportunidade de se ligar ao passado e conhecer as culturas que fundaram uma determinada região.

É claro que as capitais também possuem centros específicos para a preservação desses conhecimentos e tradições, porém, como afirmamos, são centros específicos com um objetivo turístico.

Na área rural a cultura está verdadeiramente enraizada, e é possível encontrar pessoas que realmente se dedicam a sua preservação por acreditarem naquele modo de vida, e não apenas com a finalidade comercial.

Um exemplo é a região de Cabaceiras, a 180 km de João Pessoa. É uma área onde o trabalho com couro é muito valorizado, e já foi até mesmo set de filmagem do clássico Auto da Compadecida.

É um dos locais onde o visitante mais pode se ligar às suas origens brasileiras.

 

Conheça o ambiente

 

O Brasil é reconhecidamente detentor de uma das biodiversidades mais exuberantes do planeta. Em nosso solo temos 6 biomas diferentes, cada um com as suas características únicas.

Infelizmente, com o avanço das grandes cidades muitos deles estão ameaçados e podem até mesmo desaparecer, como a Mata Atlântica que já reduziu seu tamanho em 10 vezes desde que foi descoberta na época da colonização.

A cidade de Paraty no Rio de Janeiro é um centro histórico nacional que é circundada por esse bioma tão rico. Ao se hospedar em uma casa de campo, as chances de ver um mico-leão-dourado são grandes.

Na outra ponta, lá no norte, você pode se arriscar a encontrar a Onça Pintada no interior da Floresta Amazônica, acessando principalmente pelos estados do Acre e do Amazonas.

 

Experimente novos sabores

 

O filósofo e sociólogo francês Jean Paul-Sartre era fascinado pela cultura brasileira. Em suas obras o autor afirma que através dos hábitos alimentares é possível descobrir muito mais sobre um povo do que perguntando a ele diretamente.

Tudo o que comemos conta a história de onde viemos e até mesmo para onde vamos. A cultura brasileira pode ser muito bem resumida pelos seus pratos que são uma fusão de todos os países dos quais os imigrantes vieram, com a culinária local indígena e as influências trazidas pelos africanos escravizados.

Visite o Litoral Norte da Bahia para encontrar o mais tradicional e fresco acarajé, feito com uma massa de feijão fradinho, frito com o óleo de dendê e recheado com vatapá. Lá é possível encontrar chácaras históricas que podem te transportar para outra época da história brasileira.

Você pode ainda, ir para o interior de Minas Gerais para descobrir que não existe receita de pão-de-queijo original! Essa é uma receita tão particular de cada família, que ao visitar diferentes propriedades encontrará texturas, formatos e tamanhos completamente variados.

 

Conheça as pessoas

 

Uma das coisas que todo turista deve fazer ao visitar um local é conversar com as pessoas para entender de fato tudo o que pode ser feito na região. No interior do Estado de São Paulo aqueles que gostam de diversão e umas boas risadas vão se sentir em casa.

Que tal visitar Itu, a cidade dos exageros, com orelhões imensos, tabuleiros de xadrez e gigantes caixas eletrônicos. Porém, para quem acha que não é suficiente, saiba que a cidade ainda é considerada o Berço da República, pois foi lá que o primeiro partido republicano brasileiro se formou – ou será esse outro exagero?

Ainda, na mesma rota, porque não visitar Varginha para conhecer os relatos de avistamento de Objetos Voadores Não Identificados, que se repetem praticamente todos os dias da pacata cidade.

 

Agende com antecedência

 

Para quem gosta de andar a cavalo, o interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul são ótimos destinos. A cultura tropeira e gaúcha é forte no interior até o dia de hoje, e na região é possível encontrar vilas com menos de mil habitantes onde todo mundo se conhece.

Porém, não se esqueça de sempre agendar as suas visitas com o máximo de antecedência possível. Como são poucas as propriedades na região que realizam esse tipo de serviço, elas podem ser altamente disputadas.

 

Esteja preparado

 

Ao longo do ano inúmeras oportunidades irão surgir, e o bom turista sabe aproveitar o melhor momento para cada ocasião. Ainda no sul do país, você encontra a cidade de Gramado no Rio Grande do Sul com uma total influência europeia e um frio que se arrasta de janeiro a janeiro. Para lá, é bom fazer as malas e colocar alguns casacos extra.

Ao lado, em Urubici, Santa Catarina, você encontrará essa mesma atmosfera em meio a Mata das Araucárias. A neblina pode ofuscar a visão, mas cria um ambiente de mais profundo aconchego para comer pinhão e conhecer o Melato da Bracatinga, um tipo de mel que somente esse estado pode produzir, e temos certeza que você vai se encantar.

 

Reserve conosco

 

Para o turismo rústico, nós somos especialistas. Confira os nossos principais destinos com roteiros sugeridos para aproveitar ao máximo a sua experiência rural.

Nossos anfitriões são cuidadosamente selecionados para dar o máximo conforto com um preço justo para quem busca se aventurar nos interiores do nosso país que é tão vasto e muitas vezes ignorado.

Cadastre-se na plataforma para receber ofertas exclusivas e comece a planejar o seu itinerário agora mesmo!

Ainda, entre em contato para se tornar um anfitrião e ter contato com pessoas das mais diversas localidades.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
X passos para sair do aluguel

X passos para sair do aluguel 

Não pagar aluguel é sonho de muitos, não é verdade? Por isso, ter a casa própria se tornou meta na vida de muitas pessoas, afinal, você irá morar em um lugar próprio, organizar da forma que desejar e sem se preocupar com o pagamento mensal.

Contudo, para isso acontecer, primeiro é preciso se organizar e dar os passos fundamentais para essa conquista. Atualmente, você pode optar por comprar o imóvel próprio, de diversas formas, seja juntando a quantia necessária, financiado ou até mesmo pagando de forma parcelada.

Porém, alguns passos são fundamentais para o processo, por isso, acompanhe o nosso post até o final e fique por dentro de 5 passos que preparamos.

Leia mais »
Quando uma casa de madeira vale a pena

Quando uma casa de madeira vale a pena?

Quando pensamos em construir uma casa, várias opções surgem em nossa mente. Uma alternativa que ganha cada vez mais destaque é a casa de madeira. Neste artigo, vamos explorar os benefícios e encantos de optar por uma casa de madeira em vez das tradicionais casas container ou casas de placa de concreto.

Leia mais »
Melhores opções de chalés de madeira para a família

Melhores opções de chalés de madeira para a família

Com a vida corrida no dia a dia, encontrar um espaço de calmaria é fundamental e muito importante. Dessa forma, para quem está buscando opções mais calmas de passeio, a fim de relaxar, os chalés de madeira para a família pode ser uma bela opção de viagem.

Por mais que sejam mais pensados para passeios em casais, esses locais também são ótimos para viagens com mais pessoas. Além disso, é uma boa solução para quem curte viagens em serras, onde esses locais geralmente estão localizados.

No entanto, escolher boas opções de chalés de madeira para a família pode não ser uma tarefa muito fácil. Afinal, por se tratar de mais pessoas na viagem, alguns cuidados são necessários.

Leia mais »