Casa de madeira, aconchego natural que abraça a alma do lar.

X dicas para aumentar a durabilidade da sua casa de madeira

13 de junho de 2020 Off Por Renato Farias Ferreira

São inúmeros os benefícios sobre escolher a madeira para a construção de casas. Os norte-americanos são conhecidos por preferirem casas de madeira por causa da disponibilidade do material no país. Já no Brasil, país abundante em recursos minerais, a construção de casas é feita preferencialmente utilizando tijolos, derivados de pedras, entre outros.

Aspectos positivos para a escolha da madeira na construção da sua casa

Primeiramente, um dos aspectos mais notórios do uso da madeira é sua alta durabilidade. A estrutura do material, quando corretamente preparada para a construção civil, é capaz de suportar inúmeros imprevistos ambientais, como chuvas, temperaturas elevadas e até terremotos. Além disso, a madeira apresenta as seguintes qualidades:

• Acessibilidade: o material é econômico e oferece mais vantagens que o tijolo, material normalmente escolhido para a construção de casas. Mesmo não sendo comum no Brasil, utilizar a madeira garante a mesma ou até maior qualidade que a alvenaria;
• Resistência: a força da madeira é indiscutível e, mesmo assim, é um material que permite diversos planejamentos de design e decoração. A alta resistência ao tempo é uma das principais vantagens da madeira;
• Sustentabilidade: a madeira despende de menos recursos orgânicos, pois é um material natural que não necessita de tantos processos industriais como outros componentes da construção civil;
• Rapidez: construir uma casa de madeira é consideravelmente mais rápido quando comparado a outros materiais. Além disso, a manutenção de uma casa de madeira pode ser realizada de forma mais econômica e facilitada, pois geralmente implica em renovação de verniz e impermeabilização.

4 dicas de cuidados essenciais para a durabilidade da casa de madeira

1. Verniz: feitos à base de água ou de solventes, os vernizes devem ser aplicados principalmente na madeira que fica exposta às ações do tempo. É importante garantir que o produto seja aplicado por no mínimo três vezes, para que a proteção seja potencializada. Caso o desejo seja o de manter a madeira protegida, porém com aspecto natural, recomenda-se o uso do verniz marítimo.

2. Aplicação de produto: um cuidado indispensável é o de assegurar a pouca umidade da madeira para prosseguir com a aplicação de produto. Madeiras jovens ou muito velhas também podem necessitar de um tratamento especial antes da manipulação dos cuidados para sua proteção.

3. Impregnantes ou stain: a aplicação de impregnantes garante a proteção contra umidade e fungos na madeira. É uma das melhores opções para quem deseja conservar o aspecto natural da madeira, pois o produto não altera sua aparência, não descasca e não trinca.

4. Óleo de peroba e óleo de linhaça: a peroba e a linhaça compõem dois óleos fundamentais para a saúde da madeira. É importante atentar-se que o óleo de peroba pode escurecer a madeira clara, portanto, é preferível que o óleo de linhaça seja o escolhido. O recomendado é que os óleos sejam passados em seus respectivos materiais por pelo menos uma vez por mês.

Escolhendo a melhor opção para sua casa de madeira

As vantagens sobre escolher a madeira como material primário da sua casa são diversas. Para entender mais sobre o assunto, visite o blog e fique por dentro das principais novidades.

Casa de madeira pré moldada: economia e rapidez

Casa de madeira pré moldada: economia e rapidez

As casas de madeira pré-moldada estão ganhando cada vez mais popularidade no mercado da construção civil, e não é difícil entender por quê. Essas estruturas oferecem uma combinação única de economia e rapidez que as…
Casas pré-fabricadas, a solução moderna que transforma sonhos em realidade.

Casas pré-fabricadas de madeira com garagem

As casas pré-fabricadas de madeira com garagem têm se tornado uma escolha cada vez mais popular para quem busca um lar aconchegante, econômico e sustentável. Com uma série de benefícios que vão desde a rapidez…
Casa pré-fabricada, a inovação que constrói lares com rapidez e qualidade.

Casas pré-fabricadas de madeira com varanda

As casas pré-fabricadas de madeira com varanda são uma opção encantadora para quem busca a harmonia entre a natureza, o aconchego e a praticidade. Neste artigo, exploraremos os benefícios e as características dessas residências que…
 X vantagens das casas pré-fabricadas

 X vantagens das casas pré-fabricadas

A construção de uma casa é um grande empreendimento que envolve diversos fatores, incluindo custos, tempo e eficiência energética. Nos últimos anos, as casas pré-fabricadas têm ganhado popularidade como uma alternativa viável à construção tradicional.…
Casa pré-fabricada, a inovação que transforma sonhos em realidade habitável.

Casas de madeira pré-fabricada: X projetos para se inspirar

Casas de madeira pré-fabricadas têm ganhado cada vez mais popularidade devido à sua versatilidade, durabilidade e apelo estético. Seja para uma casa de férias aconchegante ou uma residência principal, essas casas oferecem uma alternativa encantadora…
Casa pré-fabricada, a solução moderna que torna o lar acessível e personalizado.

Casa de madeira pré-fabricada: avaliando o custo-benefício

As casas de madeira pré-fabricadas têm ganhado popularidade como uma alternativa sustentável e econômica para construções tradicionais. Neste texto, vamos explorar o custo-benefício dessas residências, destacando suas vantagens e considerações financeiras.
Chalé de madeira, aconchego natural que envolve com charme e tranquilidade.

X modelos de chalés para investir em 2024

Investir em chalés pode ser uma decisão promissora para aqueles que desejam ingressar no mercado imobiliário de hospedagem. Com a crescente demanda por espaços de acomodação acolhedores e confortáveis, os chalés se tornaram uma escolha…