A preocupação com o meio ambiente é algo crescente na nossa sociedade, com cada vez mais pessoas se mobilizando para que o planeta seja salvo – principalmente quando estamos falando da ação humana e os impactos que ela tem.
Mesmo sendo algo complexo de se conseguir, aos poucos estamos mudando nossa mentalidade e tomando algumas atitudes mais amigáveis com a natureza, que agora pode ser ajudada na construção de uma casa ecologicamente correta, além de ser barata.
Existem alguns materiais que não agridem tanto o local e é sobre eles que vamos falar. Saiba agora como construir uma casa mais sustentável em relação ao meio ambiente.
Busque utilizar madeira com certificação
O primeiro passo é buscar locais que tenham madeira com sua origem certificada, ou seja, aquelas que possuem um selo que certifica a sua extração, feita sem a degradação de solo e do ambiente de onde foram retiradas.
Além de ser ecologicamente correta, também é de uma qualidade superior, quando comparadas às que não têm esse certificado, dando a elas uma maior durabilidade e longevidade.
Use o tipo de tijolo certo
Os tijolos tradicionais, usados em casas comuns, de tamanho médio, acabam demandando cerca de 60 árvores a mais do que a nossa indicação, que é o tijolo de solo-cimento ecológico.
Este tipo de tijolo não necessita de forno para ser feito, já que o seu processo de secagem é realizado através da luz solar. Com o seu uso, também são reduzidas as emissões de CO2 no meio ambiente, deixando os custos de alvenaria até 40% mais em conta.
Isso acontece porque seu sistema de encaixe é diferenciado, além de ter um padrão estético próprio.
Use um sistema de energia solar
Apesar de parecer um tipo de tecnologia cara no início, no médio e longo prazo ele vai se mostrar muito útil, já que a sua utilização diminui o seu consumo de energia elétrica em cerca de 30%, em comparação com as residências tradicionais.
Ele será acionado a cada banho e situações que vão demandar uma água mais quente, fazendo você recuperar o valor gasto nele em pouco tempo.
Vale ressaltar que, ainda é possível investir um pouco mais e instalar painéis que façam as vezes da luz elétrica, o que pode gerar uma economia mensal que varia de 50% a até incríveis 95%.
Mas para isso, claro, é preciso que o lugar escolhido para a construção tenha uma boa incidência de luz solar, para que o retorno seja mais garantido.
Use uma estação de tratamento de esgoto doméstica
Aqui estamos falando de reutilizar a água para fins que não demandam que ela esteja límpida, como quando escolhemos lavar o quintal e, caso possua, lavar os nossos veículos também.
Você pode também armazenar a água que cai da chuva, economizando na conta correspondente a ela no fim do mês, já que usará os seus recursos, em detrimento do serviço da empresa responsável.
Então gostou das nossas dicas?
Acesse o nosso site e saiba mais sobre nós e como atuamos.