O que é Construção Modular e como funciona

O que é Construção Modular e como funciona

5 de agosto de 2022 Off Por Marilana Paola Souza

Os impactos das novas tecnologias estão em todos os cantos do mundo, em diversos aspectos e contextos do nosso cotidiano. E na área das engenharias não poderia ser diferente. Os avanços tecnológicos nesta conjuntura trazem cada vez mais facilidade, segurança, soluções e inovações, proporcionando assim inúmeras possibilidades de construção e aprimorando os resultados.

As transformações pelas quais a engenharia passou ao longo do tempo vêm trazendo consequências positivas para o setor, na sua eficiência e produtividade em todas as fases desenvolvidas, desde a elaboração dos projetos até os processos de execução e a entrega final dos produtos e serviços.

E é neste contexto que entra em cena a construção modular, uma modalidade na engenharia que está se tornando cada vez mais tendência no segmento, seja no Brasil e em muitos outros países. Ela se destaca justamente pelos diversos benefícios que proporciona para uma construção e por proporcionar a constituição de grandes empreendimentos em um curto período.

 

Construção modular na prática

 

Que ela traz inúmeras vantagens já sabemos, mas como acontecem as construções modulares na sua execução? Assim como o próprio nome da modalidade indica, ela se dá a partir de módulos individuais pré-fabricados que chegam prontos nas obras.

A partir de então, são dispostos e montados conforme os projetos das construções. Os materiais que esses blocos são fabricados, por sua vez, diferem bastante, podendo ser de concreto, aço ou madeira, por exemplo, dentre muitos outros.

 

Tipos de construções modulares

 

Nesse ambiente de avanço tecnológico e sua aplicabilidade nos mais diferentes campos da engenharia, há dois tipos de construção modular. A primeira é a permanente, em que os blocos individuais têm a possibilidade de serem integrados no mesmo lugar em que o projeto será alocado.

Já a segunda é denominada realocável, na qual as construções são projetadas de modo que possam ser reutilizadas de alguma forma e transportadas para lugares diferentes, sem sofrer danos.

 

Principais benefícios da construção modular

 

Mais qualidade no processo como um todo, segurança em todo o projeto até a utilização final do imóvel, otimização de recursos, mais velocidade na execução e sustentabilidade são algumas das revoluções que a construção modular oferece, com suas variadas funcionalidades e aplicações. Listamos para você alguns dos principais proveitos quando as construções modulares são colocadas em prática:

 

    • Rapidez e precisãol

 

Por serem entregues prontos e padronizados pelas fábricas especializadas, os módulos recebidos facilitam a sua aplicação, que acontece de forma bem mais acelerada se comparada ao método de construção tradicional, pois as falhas e tempo utilizado para as correções são praticamente nulas.

Um dos principais fatores dessa praticidade possível e rapidez apresentada é que a construção dos módulos não sofre interferência do tempo, uma vez que são fabricados nos ambientes fechados das empresas responsáveis.

E isso faz com que os atrasos devido aos eventos naturais ocorram em proporções bem menores. Estima-se que o tempo total de uma construção modular equivale a cerca de um quarto do tempo empregado em uma construção tradicional.

Outro ponto de grande importância quando o assunto é a data de entrega da obra construída é que enquanto os blocos individuais estão sendo feitos pelas fabricas especializadas, a fundação da obra também está acontecendo. Este trabalho simultâneo significa um enorme ganho de tempo.

 

      • Redução de custos l

 

Dentre os mais diferentes benefícios, a questão econômica é um fator determinante quando se trata de construção modular. Isso quer dizer que a dinâmica deste método de construção proporciona a diminuição de recursos na obra como um todo, seja de mão de obra, da geração de entulhos, de desperdício dos mais diferentes tipos de materiais.

O fato de entregar as obras prontas com mais rapidez, já significa uma grande economia, pois envolve os variados fatores que contribuem para a redução de custos no geral.

 

        • Método sustentávell

 

A sustentabilidade está cada vez mais em alta em todos os segmentos na sociedade. Na construção modular, além de uma obra mais rápida e segura, também é possível contribuir com o meio ambiente ao mesmo tempo.

O conceito de sustentabilidade surge à medida que a quantidade de resíduos gerada é reduzida em grande escala. E, pela possibilidade de implementar de maneira simples e fácil painéis de energia renovável e composições que captam a água da chuva para reaproveitamento, a sustentabilidade se estabelece nesse tipo de construção.

 

          • Mobilidade possívell

 

A possibilidade e a necessidade de levar uma construção para outro lugar é umas das principais soluções que a construção modular oferece, devido à sua estrutura e modo de execução.

Para se ter uma ideia, tomemos como exemplo um contêiner, que pode ser utilizado nas mais diferentes situações, com estruturas diversas e carregado como um todo. Seu uso se aplica a grandes empreendimentos e na construção de residências. Trata-se de uma alternativa bastante versátil.

 

            • Qualidade e segurançal

 

O benefício relacionado à qualidade e segurança se estende em todos os quesitos do imóvel que está sendo construído, desde a mão de obra até o momento em que o local será utilizado, seja como moradia ou como ambiente comercial, industrial, entre outros.

Nesse contexto, vale ressaltar que as fábricas que produzem os blocos têm em seu processo produtivo uma rígida fiscalização, justamente para assegurar esta garantia a todos os envolvidos.

Outro ponto significativo a ser levado em consideração é a questão estrutural desse tipo de construção. Os módulos individuais são projetados de forma a suportar determinados pesos e possíveis ocorrências de maneira individual. E, quando se juntam para formar as estruturas integradas, ganham ainda mais resistência.

 

Profissionais capacitados para a maior segurança de qualquer projeto

 

Seja para a contratação de empresas ou profissionais para a construção modular ou qualquer outro tipo de serviço relacionado, a escolha por especialistas, bem como de materiais de alta qualidade, é essencial para evitar problemas e chateações futuras e garantir a segurança da obra como um todo.

Visto isso, a Minha Casa Fabricada oferece a garantia e a tranquilidade que todo o cliente precisa. A empresa atua na venda de kit de casas pré-fabricadas de contêiner, placas de concreto, tijolos ecológicos, blocos de concreto, steel frame e wood frame. Não perca tempo, entre em contato e tenha todas as suas necessidades e expectativas atendidas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A casa de madeira, um lar que ecoa amor e paz.

A longevidade das casas de madeira: por que duram tanto tempo?

As casas de madeira têm uma longa história de uso na construção de habitações em todo o mundo. Embora muitas pessoas possam pensar que essas estruturas são menos duráveis do que as feitas de materiais mais modernos, a realidade é que as casas de madeira frequentemente resistem ao teste do tempo, permanecendo em excelente condição por várias décadas e até mesmo séculos. Neste texto, exploraremos as razões por trás da longevidade das casas de madeira e como a escolha do material, o tratamento adequado e o design inteligente desempenham papéis cruciais nessa durabilidade.

Leia mais »
Prós e contras de ter um chalé de madeira

Prós e contras de ter um chalé de madeira

Um chalé de madeira pode ser o complemento perfeito para sua casa, proporcionando um ótimo lugar para relaxar e desfrutar do ar livre. Entretanto, ele também pode vir com algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de você fazer o investimento.

Desde o custo de construção e manutenção, até o potencial de danos climáticos e infestações por pragas, há muitos fatores a serem considerados antes de decidir se um chalé de madeira é adequado para você.

Este texto irá explorar os prós e contras de ter um chalé de madeira, para que você possa tomar uma decisão informada, e que seja a melhor para seu estilo de vida e orçamento

Leia mais »
Casas pré-fabricadas, a inovação que transforma sonhos em realidade habitável.

Tipos de fundações utilizados em casas pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas têm ganhado cada vez mais popularidade devido à sua construção eficiente e rápida. Uma parte fundamental desse processo é a escolha adequada do tipo de fundação para garantir a estabilidade e a durabilidade da estrutura.

Neste artigo, discutiremos os principais tipos de fundações utilizados em casas pré-fabricadas, abordando suas características, vantagens e desvantagens.

Leia mais »
Casa pré-fabricada de madeira, aconchego sustentável que encanta com estilo.

Quantos quartos tem uma casa pré-fabricada?

As casas pré-fabricadas vêm ganhando popularidade devido à sua praticidade, rapidez de construção e custo geralmente mais baixo em comparação com as construções tradicionais.

Uma das perguntas mais comuns entre aqueles que consideram investir em uma casa pré-fabricada é quantos quartos elas podem oferecer.

A resposta para essa pergunta não é tão simples, pois o número de quartos pode variar significativamente dependendo do tipo de casa pré-fabricada escolhida.

Leia mais »
O que é Tiny House? Confira os modelos

O que é Tiny House? Confira os modelos

A maioria das pessoas cresceu com a ideia de que quanto mais, melhor, grandes casas, carros enormes, muitos bens materiais. Mas todo o conceito em torno da tiny house busca fugir dessas ideias reforçadas ao longo dos anos pelas pessoas.

O motivo para isso é que a proposta dessas residências, as minicasas, é construir um pequeno espaço para morar, com o mínimo possível para viver. Nesse caso o mais importante é a facilidade no dia a dia e a qualidade de vida, questões suficientes para despertar o interesse de muitos.

Leia mais »