X lugares para conhecer melhor a cultura brasileira

X lugares para conhecer melhor a cultura brasileira

11 de agosto de 2022 Off Por Renato Farias Ferreira

1. Salvador, Bahia

 

A cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, já foi até mesmo capital do Brasil no início da colonização, uma vez que era o ponto mais ao norte do país com saída para o mar, o que facilitava a troca de culturas e mantimentos com a Coroa Portuguesa.

Ilha dos Frades recebeu esse nome devido aos Frades que se abrigaram nela durante a colonização para escapar de um naufrágio, mas que foram mortos pelos indígenas locais. Fica a poucos quilômetros da capital e pode ser visitada de barco.

Não podemos esquecer também do Pelourinho, local onde os escravos eram vendidos e castigados no início da república. Atualmente é um memorial para esse período tão obscuro da história.

 

2. Florianópolis, Santa Catarina

 

A Ilha de Santa Catarina, capital do estado, também foi palco de inúmeras batalhas ao longo da formação da república. Seu nome é uma espécie de homenagem ao presidente Floriano Peixoto que ordenou a execução dos habitantes locais que tinham interesses separatistas há muitos séculos.

É uma área de intensa colonização portuguesa, sendo chamada até mesmo de décima ilha dos Açores. Com suas belas praias e rica cultura, é possível encontrar as bases da cultura portuguesa na região do Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa.

Porém, não se engane: é uma cidade agitada com ar cosmopolita. Recebe turistas do mundo todo para curtir a mistura de modernidade com respeito às tradições.

 

3. Recife, Pernambuco

 

A cidade de Recife é uma das queridinhas dos autores e poetas. Muitas novelas já foram rodadas na cidade devido ao seu aspecto romântico e místico. Casa de grandes nomes da literatura como Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire e Manuel Bandeira.

Na Praça Barão do Rio Branco você chega ao marco zero, onde a cidade nasceu e preserva a arquitetura da época. Com acesso às mais diversas praias, é um roteiro de final de semana ou até mesmo para longa estadia.

Na cidade você encontrará inúmeros restaurantes típicos e o tradicional bolo de rolo, uma das dádivas da confeitaria brasileira.

 

4. Serra do Capivari, Piauí

 

Para quem gosta de um turismo mais aventureiro, vale a pena conhecer o Parque Nacional da Serra do Capivari no estado do Piauí. É um lugar para entender melhor sobre a geologia do território brasileiro e o que faz a sua geografia ser tão única.

Pedra Furada é um complexo de trilhas que podem ser exploradas com guias e se adequa aos desejos dos aventureiros de primeira viagem até os alpinistas mais radicais. Porém, nem só de adrenalina vive o ser humano.

Lá é possível encontrar alguns dos exemplares mais antigos da história humana no Museu do Homem Americano. É uma instituição que reúne cerâmicas, armas, projéteis e ferramentas milenares dos primeiros habitantes do território.

 

5. Belém, Pará

 

Conhecer a Floresta Amazônica é o sonho de milhões de pessoas ao redor do planeta. É a maior floresta tropical do mundo, e o brasileiro ainda não aprendeu a tirar o máximo proveito dela com todo o respeito devido.

Da capital do estado do Pará, é possível encontrar diversas excursões que levam os visitantes ao coração da mata para conhecer como é a vida de verdade das tribos indígenas preservadas.

Ainda, o que poucas pessoas se dão conta é que, por ser a capital amazônica mais próxima do litoral e contar com dezenas de rios navegáveis, se tornou o centro da economia da borracha há alguns séculos. Esse foi o momento de maior crescimento da cidade.

Ela, por natureza, é cultural e moderna.

 

6. Nazaré da Mata, Pernambuco

 

O nordeste está mais uma vez na nossa lista. Não podemos esquecer que o Brasil nasceu nessa região para então se expandir.

É em Nazaré da Mata que acontece o Maracatu Rural, uma espécie de carnaval em que o espetáculo está acima de tudo, junto com o respeito às tradições. É uma festa que corteja e demonstra gratidão aos antepassados que desbravaram aquele sertão.

 

7. São João del-Rei, Minas Gerais

 

O Brasil não possui e nem construiu muitos mitos e heróis ao longo da sua história, e certamente Tiradentes é um deles. Foi o líder da Inconfidência Mineira que deu os seus primeiros soluços em São João del-Rei, Minas Gerais.

Esse é o lugar que os amantes da arquitetura barroca e da tradicionalíssima culinária brasileira precisam ir obrigatoriamente. É onde você provará o pão-de-queijo que não encontra em nenhum outro lugar do nosso território.

 

8. São Paulo, São Paulo

 

Por fim, não podemos deixar de falar na cidade de São Paulo. Ela foi o centro de inúmeras transformações em toda a história nacional. É possível refazer o trajeto dos bandeirantes pelo estado, ao mesmo tempo em que revisita e conhece a história dos povos indígenas.

Hoje em dia é considerado o centro econômico do Brasil, e não é para menos: ela sozinha representa mais de 10% do PIB do país. Paralelamente, a sua história cheia de reviravoltas é cheia de arte moderna e culturas contemporâneas.

É um dos locais mais internacionais que pode ser encontrado no país, mas não no sentido de estrangeirismo puro e sem sentido, mas que se conecta com a cultura brasileira e demonstra como o nosso povo é aberto e receptivo.

Se tem uma característica do brasileiro, é essa. É um povo caloroso que recebe bem os seus visitantes e é internacionalmente reconhecido por isso.

Nós da Hospedagem Rústica somos especialistas em oferecer e encontrar acomodações para nossos clientes. Seja um anfitrião e publique seu espaço na nossa plataforma, ou reserve uma estadia para aproveitar tudo o que esse país tem a oferecer!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Melhores opções de chalés de madeira para a família

Melhores opções de chalés de madeira para a família

Com a vida corrida no dia a dia, encontrar um espaço de calmaria é fundamental e muito importante. Dessa forma, para quem está buscando opções mais calmas de passeio, a fim de relaxar, os chalés de madeira para a família pode ser uma bela opção de viagem.

Por mais que sejam mais pensados para passeios em casais, esses locais também são ótimos para viagens com mais pessoas. Além disso, é uma boa solução para quem curte viagens em serras, onde esses locais geralmente estão localizados.

No entanto, escolher boas opções de chalés de madeira para a família pode não ser uma tarefa muito fácil. Afinal, por se tratar de mais pessoas na viagem, alguns cuidados são necessários.

Leia mais »
A pousada, onde memórias se transformam em histórias inesquecíveis de viagem.

 Sua pousada está com os números baixos? Saiba porque aumentá-la!

Ter uma pousada é uma excelente maneira de oferecer aos hóspedes uma experiência única e acolhedora. No entanto, é comum que os proprietários enfrentem períodos em que os números estejam baixos, com poucas reservas e ocupação reduzida. Nesses momentos, é fundamental buscar soluções criativas e eficientes para impulsionar o crescimento do negócio

Leia mais »
O que é Construção Modular e como funciona

O que é Construção Modular e como funciona

Os impactos das novas tecnologias estão em todos os cantos do mundo, em diversos aspectos e contextos do nosso cotidiano. E na área das engenharias não poderia ser diferente. Os avanços tecnológicos nesta conjuntura trazem cada vez mais facilidade, segurança, soluções e inovações, proporcionando assim inúmeras possibilidades de construção e aprimorando os resultados.

Leia mais »