Tinyhouse: as principais características desse modelo de casa
17 de setembro de 2020 Off Por Renato Farias FerreiraVocê é do tipo que prefere casas menores e funcionais, focadas no que realmente importa? Se sim, precisa saber agora mesmo como funciona uma Tinyhouse. Mas antes de tudo, saiba que as principais características desse tipo de residência é o estilo de vida e a liberdade.
Com uma Tinyhouse, você abre mão do espaço inutilizável e passa a viver em um ambiente organizado e estruturado para garantir seu conforto e simplicidade. Não é perfeito?
Pensando em ajudar você a entender melhor como uma Tinyhouse funciona, separamos aqui as principais características desse modelo de casa para você tomar a sua decisão da melhor forma possível. Confira!
O que significa Tinyhouse?
Em tradução livre, Tiny House, em inglês, quer dizer “casa minúscula”, no entanto, seu conceito vai além de uma casa pequena.
A lógica do modelo de casa Tinyhouse está ligada diretamente ao minimalismo. Esse estilo é marcado pela simplicidade e a vida mais significativa, no qual bens materiais em excesso não fazem parte da residência.
Inclusive, um fato curioso é que as primeiras Tinyhouses foram baseadas no DIY, um mecanismo de “Faça você mesmo”, sendo construídas sobre rodas. O idealismo desse modelo é custo baixo e qualidade no mesmo nível.
Como surgiu o movimento Tinyhouse?
Esse modelo de casa surgiu nos Estados Unidos, onde, inclusive, recebeu o nome Tinyhouse. Jay Shafer é considerado o precursor das casas minúsculas e, em 1999, vivia em uma casa sobre rodas de aproximadamente 8 m².
Aqui no Brasil, tudo começou quando uma família foi viver em uma minicasa, até então considerada a primeira Tinyhouse do Brasil. Robson e Isabel, junto ao filho, passaram a morar em uma casa sobre rodas, colorida alegremente com representações da fauna nacional.
A ideia era justamente o estilo de vida mais simples e mais sustentável possível. Nesse sentido, o conceito preza pela flexibilidade do modo de vida, inclusive com a expectativa de viver em um lugar aberto ao espaço público.
Quais são as principais características do modelo Tinyhouse?
• Vida alternativa e mais econômica: um grande benefício em alta é justamente o custo reduzido, uma vez que uma Tinyhouse utiliza de poucos recursos e não precisa de muitos reparos;
• Liberdade: quem não gostaria de ter a liberdade de mudar de cidade e de localização quando quisesse? Com uma Tinyhouse isso se torna possível;
• Filosofia de vida: como mencionado, viver em uma minicasa sobre rodas é um estilo de vida, adotado por quem pretende se livrar dos excessos, se beneficiando da simplicidade e do modelo minimalista;
• Sustentabilidade: uma Tinyhouse causa baixo impacto ambiental, além de acumular pouca matéria residual, uma vez que utiliza uma técnica de construção seca;
• Experiência desafiadora: quem decide por viver em uma Tinyhouse, abre mão de um espaço maior para caber em um menor, garantindo suas reais necessidades de conforto, é desafiador, porém uma rica experiência.
E então, ficou interessado nesse estilo de vida cheio de significado e quer saber mais sobre como construir uma Tinyhouse, valores do projeto ou sobre questões de investimento e burocracia? Consulte um de nossos parceiros.