As casas de madeira, apesar de extremamente populares, sempre foram rodeadas de mitos e questionamentos.
Parte disso se deve às construções do passado, que geraram uma visão equivocada sobre a qualidade e durabilidade de tal material, já ainda não existia tecnologia ou recursos que permitissem o seu melhoramento.
No entanto, com o passar do tempo a madeira conseguiu seu espaço entre os principais tipos de habitação do mercado, mostrando-se não apenas uma excelente escolha em termos financeiros, mas também estruturais.
Você é daqueles que ainda possuem uma série de perguntas sobre o assunto? Já ouviu falar muito sobre esse material, mas não sabe no que acreditar? Então, continue conosco até o final deste artigo e descubra uma série de verdades e mitos sobre o tema.
Verdades sobre as casas de madeira
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre as informações verdadeiras que rodeiam as casas de madeira:
São baratas
Claro que, quanto mais andares, cômodos e detalhes forem colocados na construção, maior será o valor final do projeto. No entanto, a relação custo-benefício de uma casa de madeira é praticamente imbatível.
Os motivos são simples: a mão de obra é mais barata e o material não custa tanto quanto o das habitações de concreto, por exemplo.
É fácil remodelar
Uma construção em concreto ou em materiais mais espessos é difícil de ser alterada. Se você precisar remover uma parede ou substituir um cômodo por outro, é provável que encontre diversos empecilhos, nesse caso.
No entanto, a madeira utilizada em obras pode ser cortada, remodelada, removida, trocada de lugar ou até mesmo acrescentada à estrutura de maneira muito simples e rápida.
Possui um excelente isolamento térmico
Se a sua preocupação é a entrada de vento, ou até mesmo calor ou frio excessivos, pode ficar tranquilo! Uma casa em madeira possui um nível de isolamento térmico realmente incrível e indiscutível, tornando os ambientes internos bastante agradáveis.
Produz e permite pouco ruído
Uma casa de madeira não apenas é extremamente silenciosa em seu interior, como também emite pouquíssimo ruído durante sua construção, tornando a vida de seus vizinhos mais tranquila e, posteriormente, a sua menos barulhenta.
É resistente à eletricidade
Antes de tudo, é preciso entender que a madeira não é um condutor elétrico, ou seja, ela não permite que a eletricidade passe em seu interior, já que forma uma barreira isolante.
Por isso, investir em uma casa de madeira é algo seguro, havendo uma chance muito pequena de que um curto-circuito ou um raio sejam capazes de gerar um incêndio na construção.
É durável
A madeira, por ser um material 100% natural, não sofre com a oxidação ou desgaste causados em materiais metálicos, mostrando-se imune a tais reações químicas. Logo, seu desgaste a longo prazo é mínimo, exigindo apenas reparos e manutenções pontuais.
Mitos sobre as casas de madeira
Quando o assunto é madeira, também não faltam informações cruzadas e equivocadas. Mas, então, o que é mito no meio disso tudo?
Não é possível construir uma casa de madeira com mais de um andar
Esse é o primeiro dos mitos sobre o material em questão. As casas de madeira podem, sim, ser altas (com dois, três ou mais andares). Isso porque, sua altura não está relacionada à madeira em si, mas ao projeto e ao profissional que o executará. Há registros históricos, aliás, que indicam construções de até 13 andares, acredite!
Casas de madeira não são boas em todas as estações
Provavelmente, esse é um dos maiores mitos relacionados ao assunto, o que é justificável, já que estamos acostumados a ver belas casas de campo ser utilizadas durante as estações mais quentes do ano (culpa do cinema).
Assim, a impressão é que suportar um dia de inverno em uma dessas construções é uma tarefa quase impossível.
Entretanto, uma casa de madeira já pode se beneficiar das tecnologias disponíveis há muito tempo, o que inclui portas e janelas com excelente vedação, pisos laminados e um conforto único. Ou seja, nada de congelar durante o inverno mais frio ou passar calor durante os verões mais escaldantes.
As casas de madeira são frágeis
Talvez, centenas de anos atrás, tenha havido um período em que as casas de madeira duravam pouquíssimo tempo, sendo substituídas com certa frequência. No entanto, essa época já ficou para trás!
Com a qualidade dos materiais disponíveis e o uso da tecnologia, já é possível construir residências que durarão gerações, tranquilamente.
Por que escolher uma casa de madeira?
A madeira possui características únicas, que fazem dela uma das preferências quando a ideia é construir com segurança, rapidez e qualidade. Se você ainda possui dúvidas sobre se deve ou não investir em uma habitação do tipo, aí vão alguns bons motivos para dizer “sim” a esse material incrível:
- Facilidade nos reparos:a madeira é um material fácil de trabalhar, reparar, trocar e adquirir. Logo, o proprietário de uma casa do tipo pode mudar sua estrutura com tranquilidade, encontrando diversos fornecedores e profissionais especializados no material;
- Economia:uma casa em madeira é extremamente econômica se comparada com outros materiais, como concreto, por exemplo;
- São fáceis de serem construídas:as casas de madeira possuem uma estrutura bastante simples, o que as torna fáceis de serem colocadas em pé. Se você contratar uma empresa especializada no material, verá que existem designs realmente incríveis e, mesmo que complexos, extremamente rápidos de serem realizados;
- São seguras:você sabia que uma casa de madeira é uma construção flexível e capaz de resistir até mesmo a terremotos e tornados (de baixa intensidade)? Claro, esses não são fenômenos comuns no Brasil, mas com certeza eles deixam claro o quão resistente uma construção como essa pode ser. Além disso, caso a residência sofra algum dano natural, o custo e a dificuldade de reparação serão menores.
Assim, chegamos à conclusão de que nem todas as informações compartilhadas sobre as casas de madeira são realmente verdadeiras (principalmente as negativas). Por isso, na hora de investir em uma construção como essa, procure por informações sérias e empresas experientes, que lhe ajudem a entender melhor o assunto.
Gostou de saber mais sobre esse estilo de casas? Então,
acesse nosso site agora mesmo, confira os projetos e converse com os nossos especialistas.